Declaração de Salamanca
Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum
Em junho, ocorre a Conferência Mundial em Educação Especial em Salamanca, organizada pelo governo da Espanha em cooperação com a UNESCO. Neste encontro, é elaborado um documento com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais, de acordo com o movimento de inclusão social.
A Declaração de Salamanca é considerada um marco que serviu de referência e alavancou a criação e implementação da educação inclusiva como direito – “O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade”.
