Parte da linha do tempoDireitos Indígenas
2004

Criação do Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas

Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum

Com a participação do movimento indigenista, nasce o Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas. O Fórum surge ao mesmo tempo que o Acampamento Terra Livre, movimento social indigenista, de caráter reivindicatório, que passa a realizar protestos e manifestações anuais em Brasília. A principal bandeira levantada pelo Fórum é a criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), órgão que coordenaria a discussão e a deliberação acerca de novas políticas públicas a serem implementadas.

A criação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é um dos resultados das deliberações de diferentes comunidades indígenas na edição de 2005 do Acampamento Terra Livre. A APIB é uma instância de unificação nacional de diferentes movimentos indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, a Grande Assembleia do povo Guarani (Aty Guasu), entre outros. O objetivo da organização é ser referência nacional na luta dos próprios indígenas pelos seus direitos, concentrando as demandas dos diferentes movimentos e marcando a autorrepresentação dos povos indígenas, sem a necessidade de tutela por outras organizações de não indígenas.