Criação do Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas
Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum
Com a participação do movimento indigenista, nasce o Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas. O Fórum surge ao mesmo tempo que o Acampamento Terra Livre, movimento social indigenista, de caráter reivindicatório, que passa a realizar protestos e manifestações anuais em Brasília. A principal bandeira levantada pelo Fórum é a criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), órgão que coordenaria a discussão e a deliberação acerca de novas políticas públicas a serem implementadas.
A criação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é um dos resultados das deliberações de diferentes comunidades indígenas na edição de 2005 do Acampamento Terra Livre. A APIB é uma instância de unificação nacional de diferentes movimentos indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, a Grande Assembleia do povo Guarani (Aty Guasu), entre outros. O objetivo da organização é ser referência nacional na luta dos próprios indígenas pelos seus direitos, concentrando as demandas dos diferentes movimentos e marcando a autorrepresentação dos povos indígenas, sem a necessidade de tutela por outras organizações de não indígenas.
