Conferência do Cairo
Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum
A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, ou Conferência do Cairo, ocorre em setembro de 1994 com a presença de chefes de Estado de 179 países. Seu objetivo é formular um plano de ação para o período de 20 anos pensando em temas populacionais. A Conferência representa uma mudança de paradigma nos debates populacionais, que até então tinham como foco a contenção do crescimento demográfico para melhorar o desenvolvimento dos países. A partir de Cairo, o foco muda para a melhoria do acesso a serviços de educação e saúde. Além disso, a saúde reprodutiva passa a ser definida como um direito humano. Três metas foram estabelecidas: reduzir a mortalidade infantil e materna, aumentar o acesso à educação, sobretudo de meninas, e o acesso a serviços de saúde reprodutiva, com destaque para o planejamento familiar.
No Brasil, houve mobilizações de movimentos e organizações de mulheres, em preparação à Conferência do Cairo. O maior deles foi o Encontro Saúde Reprodutiva e Justiça: Conferência Internacional sobre Saúde da Mulher – Cairo/94. Realizado por organizações da sociedade civil, o encontro, no Rio de Janeiro, discutiu como influenciar a Conferência do Cairo para garantir o direito da mulher à saúde integral, incluindo o direito a informação e a escolha na área reprodutiva.
