Parte da linha do tempoPolítica Ambiental
200226 de agosto a 4 de setembro

A Rio+10 e o boicote dos EUA

Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum

Assinada e aprovada a Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Rio+10, em Joanesburgo. O boicote do presidente estadunidense George W. Bush faz a conferência perder relevância.

No mesmo ano, é publicado o relatório do Worldwatch Institute sobre o Avanço em Direção a uma Sociedade Sustentável, elaborado especialmente para a Rio +10 (Acervo Pres. F. H. Cardoso).

Discurso do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a reunião (Programa Palavra do Presidente):

“Eu estou pedindo a atenção de todos porque precisamos nos mobilizar para que essa conferência tenha a mesma força daquela que aconteceu aqui no Brasil há 10 anos, a Rio 92. E você deve lembrar que o mundo todo se mobilizou na época e chefes de Estado de 103 países vieram pra cá. No encontro do Rio, foram firmados vários compromissos em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Pois agora, na reunião de São Paulo, os Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe vão definir uma posição conjunta para a conferência de agosto, em Johannesburgo. Há uma disposição de todos nós de cobrar dos países ricos o cumprimento dos compromissos da Rio 92, que, praticamente, não saíram do papel.” (Acervo Pres. F. H. Cardoso)