Educação

AGÊNCIA SENADO. DRU. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/dru, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

ANDE; ANPED; CEDES. Carta de Goiânia. In: Educação & Sociedade, ano VIII, número 25, dezembro de 1986, pp. 5-10.

ARRUDA, Ana Lúcia Borba; GOMES, Alfredo Macedo. Democratização da educação superior: um estudo sobre a política REUNI. Currículo sem Fronteiras. v. 15, n.2. maio/ago., 2015.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Histórico. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico/, acesso em 09 de março de 2023.

BATISTA, Rafael. Enem 20 anos: a transformação da maior prova do Brasil. Brasil Escola. Uol. 21/12/2018. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-20-anos-transformacao-maior-prova-brasil.htm, acesso em 14 de novembro de 2023.

BICHIR, Renata. História do Bolsa Família. Nexo. Políticas Públicas. 06/08/2020.

BRASIL. Fundo Nacional de Educação; Ministério Público. Guia do Transporte Escolar. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/media-pnate/cartilhas-e-manuais/guia_do_transporte_escolar.pdf, acesso em 17 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Histórico. Acesso em 13 de janeiro de 2023.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. PDDE. Acesso em 27/01/2023. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/dadosabertos/ro/organization/about/pdde , acesso em 14 de novembro de 2023.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE n.17, de 9 de maio de 2005.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE n.4, de 18 de março de 2009.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE n.10, de 18 de abril de 2013.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Plano de ampliação prevê a construção de 4.943 creches. 15/09/2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/2514-plano-de-amplia%EF%BF%BD%EF%BF%BDo-prev%EF%BF%BD-a-constru%EF%BF%BD%EF%BF%BDo-de-4943-creches?tmpl=component&print=1/, acesso em 14 de novembro de 2023.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-suplementares/ps-ensino-medio/ps-emti, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre o Proinfância. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia, acesso em 23/02/2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem: histórico. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/historico, acesso em 11 de maio de 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Histórico. 31 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico, acesso em 14 de novembro de 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.  Nota técnica: metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermediárias para a trajetória do Ideb no Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Acesso em 23/02/2023.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O que é o Programa Criança Feliz. 05/12/2019. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz/o-que-e-pcf-2, acesso em 02 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conferência Nacional de Educação: Construindo o sistema nacional articulado de educação – Anais. Brasília, março, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do magistério: manual de orientação. 24/12/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Ideb – Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Perguntas frequentes – Novo Enem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/13427-perguntas-frequentes-novo-enem, acesso em 23/02/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo. 07/04/2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/215-noticias/568057805/16500-piso-salarial-do-magisterio-e-constitucional-diz-o-supremo?Itemid=164, acesso em 14 de novembro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de expansão de cursos técnicos deverá beneficiar 8 milhões. 28/04/2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/209-564834057/16562-programa-de-expansao-de-cursos-tecnicos-devera-beneficiar-8-milhoes, acesso em 14 de novembro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania: marcos de referência. Brasília, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Acesso em 23/02/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Saiba Mais – Programa Mais Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/apresentacao?id=16689#:~:text=O%20Programa%20Mais%20Educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20criado,jornada%20escolar%20nas%20escolas%20p%C3%BAblicas%2C, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de Educação para Todos: 1993-2003. Brasília, 1993.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Carta aberta aos deputados e deputadas federais – a verdadeira riqueza: todos os royalties do petróleo devem financiar a educação pública. 26/10/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11866-carta-aberta-campanha-nacional-pdf&category_slug=outubro-2012-pdf&Itemid=30192, acesso em 14 de novembro de 2023.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Fundeb. Acesso em 17/02/2023.ESTADO DE SÃO PAULO. A polêmica do Fundeb. Editorial. 02/07/2005. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20050702-40800-spo-3-edi-a3-not/busca/tr%C3%AAs, acesso em 14 de novembro de 2023.

CASTRO, Jorge Abrahão de; MENEZES, Raul Miranda. Avanços e Limites na Gestão da Política Federal de Ensino Fundamental nos anos 1990. Texto para Discussão n. 947. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: Brasília, abril de 2003.

CASTRO, Maria Helena de. Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Em aberto.  v. 33, n. 107, 2020.

CASTRO, Maria Helena Guimarães. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva. v. 14, n. 1. Fundação SEADE, março, 2000.

CASTRO, Maria Helena Guimarães; NEGRI, Barjas; TORRES, Haroldo da Gama (Orgs.). Educação básica no Estado de São Paulo: avanços e desafios. Fundação Seade, 2014.

CASTRO, Luiz Felipe Meira de; MOREIRA, Roberto; SILVA, Jorge Ferreira da. Emendas Constitucionais 23/83 (Passos Porto) e 24/83 (João Calmon): problemas e consequências da compatibilização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. v. 58, p.3-14, agosto, 1986.

CRUZ, Fernanda. Após manifestação contra PEC do Teto dos Gastos, vias são liberadas em São Paulo. 11/11/2016.

CUNHA, Luís Antônio. União Nacional dos Estudantes. Atlas Histórico do Brasil. FGV-CPDOC, 2016.

DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA. V Conferência Brasileira de Educação. In: Educação e Sociedade. Ano X, n. 31, dez., 1988

DIMENSTEIN, Gilberto. Movimento quer melhorar ensino. Folha de São Paulo. Educação. 06/09/2006.

ESTADO DE SÃO PAULO. Greve das federais deve terminar essa semana. Geral. Educação. 07 de abril de 1998. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19980707-38247-spo-0014-ger-a14-not/busca/universidades+greve+federais+fim, aceso em 14 de novembro de 2023.

ESTADO DE SÃO PAULO. Passeata de crianças em São Paulo reúne 5 mil. 01 de agosto de 1990.

FOLHA DE SÃO PAULO. A greve dos professores das federais. Cotidiano. 04 de abril de 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1998/4/04/cotidiano/27.html, acesso em 14 de novembro de 2023.

FOLHA RIBEIRÃO. Em 1998, federais ficaram em greve por 103 dias. Folha de S. Paulo. 15 de janeiro de 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u6404.shtml, acesso em 14 de novembro de 2023.

FOLHA DE SÃO PAULO. Acordo garante piso de R$ 300 para professor. Cotidiano. 20/10/1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/10/20/cotidiano/23.html, acesso em 14 de novembro de 2023.

FOLHA DE SÃO PAULO. Programa de renda mínima é lançado hoje. 23 de abril de 1999. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc23049923.htm, acesso em 14 de novembro de 2023.

G1. Manifestações ajudaram a aprovar royalties para educação, diz Dilma. Política. 19/08/2013. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/manifestacoes-ajudaram-aprovar-royalties-para-educacao-diz-dilma.html, acesso em 14 de novembro de 2023.

G1. Manifestantes fazem protestos no país contra a PEC dos gastos. 13/12/2016. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/manifestantes-fazem-protestos-no-pais-contra-a-pec-dos-gastos.ghtml, acesso em 20 de fevereiro de 2023.

G1. Nota da procuradoria contra a PEC do teto provoca reação do governo. 08/10/2016. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/nota-da-procuradoria-contra-pec-do-teto-provoca-reacao-do-governo.html, acesso em 21 de fevereiro de 2023.

GRACIANO, Mariângela (Coord.). O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em Questão. v. 4. São Paulo: Ação Educativa, 2007.

HAIDAR, Rodrigo. Supremo decide que cotas raciais são constitucionais. Consultor Jurídico.  26/04/2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-abr-26/supremo-tribunal-federal-decide-cotas-raciais-sao-constitucionais, acesso em 02 de fevereiro de 2023.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Entenda o caso. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-fundef/entenda-o-caso, acesso em 17 de fevereiro de 2023.

MORALES, Juliana. Novo Ensino Médio: o que motivou a mudança, como vai funcionar, desafios. Abril. Guia do Estudantes. Atualidades. 10/02/2022. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/novo-ensino-medio-o-que-motivou-a-mudanca-como-vai-funcionar-desafios/, acesso em 14 de novembro de 2023.

LEAL, Aline. Quase 2 milhões de pessoas participaram de manifestações em 438 cidades. Agência Brasil. 21/06/2013. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/06/quase-2-milhoes-de-brasileiros-participaram-de-manifestacoes-em-438-cidades, acesso em 14 de novembro de 2023.

LUIZ, Gabriel. Enem 2016 será adiado para 240 mil alunos de 364 escolas; veja lista. G1. 04/11/2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/enem-2016-sera-adiado-para-240-mil-alunos-de-364-escolas-veja-lista.ghtml, acesso em 14 de novembro de 2023.

PACHECO, Eliezer. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, 2011.

PARAGUASSÚ, Lisandra. Ministro vai endurecer sistema de criação de cursos se projeto que garante bolsas mudar. Estado de São Paulo. Geral. 28/05/2004.

PATU, Gustavo. Apenas quatro países destinam 10% do PIB para a educação. Folha de São Paulo. Educação. 05/06/2014. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/educacao/2014/06/1465280-apenas-quatro-paises-destinam-10-do-pib-para-a-educacao.shtml, acesso em 14 de novembro de 2023.

PINHEIRO, Camila Mendes. O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e o princípio

de gestão democrática na Constituição Federal de 1988. 2015. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Plano Nacional pela Primeira Infância. Brasília, 20/06/2020.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; REZNIK, Luís. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Editora FGV, 2017.

ROSSI, Marina. Mobilização contra a PEC 241 tem primeiro teste de força nas ruas. 19/10/2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/17/politica/1476722269_459922.html, acesso em 20 de fevereiro de 2023.

ROSSI, Marina. Reforma do Ensino Médio reacende mobilização um ano após ocupações em São Paulo. 09/10/2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/14/politica/1476476414_549165.html, acesso em 14 de novembro de 2023.

SCHÜFFNER, Claúdia; SERODIO, Guilherme; WATANABE, Marta. Petróleo em queda afeta arrecadação de Estados. Valor Econômico. Brasil. 06/11/2014.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. As novas faces da reforma universitária do governo Lula e os impactos do PDE sobre a educação superior. Cadernos ANDES.n. 25. ago. Brasília, 2007.

SOUZA, Paulo Renato. A revolução gerenciada: Educação no Brasil, 1995-2002. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.

SOUZA, Paulo Renato. O Fundef e os ganhos na educação. Folha de São Paulo. Opinião. 06/04/1999. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz06049909.htm, aceso em 14 de novembro de 2023.

SOUZA, Paulo Renato. Um exame necessário. Folha de São Paulo. Opinião. 26/03/1995. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/3/26/opiniao/9.html, acesso em 14 de novembro de 2023.

STARLLES, Wender; MELO, Alexandre de. Manifestações de junho de 2013: relembre os fatos importantes. Abril. Guia do estudante. 17/06/2021. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/manifestacoes-de-junho-de-2013-relembre-os-fatos-importantes/, acesso em 14 de novembro de 2023.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Página Inicial. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/, acesso em 14 de novembro de 2023.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Saiba o que foi e como funcionou o plano de desenvolvimento da educação. 05/03/2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-plano-de-desenvolvimento-da-educacao/, acesso em 14 de novembro de 2023.

TOKARNIA, Mariana. Mais de mil escolas do país estão ocupadas em protesto; entenda o movimento. Agência Brasil. 25/10/2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-10/mais-de-mil-escolas-do-pais-estao-ocupadas-em-protesto-entenda-o-movimento, acesso em 14 de novembro de 2023.

TORRES, Sergio. RYFF, Luiz Antônio. Nomeação de reitor vira guerra política no RJ. Folha de São Paulo. 16/07/1998.

UNESCO. Declaração de Nova Delhi sobre educação para todos. Nova Delhi, 1993.

UNESCO. E9 Partnership. Acesso em 20 de janeiro de 2023.

UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS. Pronatec. Disponível em:  https://ubes.org.br/ensino-tecnico/pronatec/, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

UNITED NATIONS. GENERAL ASSEMBLY. International Literacy Year: resolution/adopted by the General Assembly. 42nd session: 1987-1988. United Nations: New York, 1988.

UOL. MEC cancela Enem por suspeita de fraude e estuda remarcar prova em 45 dias. 01/10/2009. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult105u8763.jhtm, acesso em 14 de novembro de 2023.

VERDÉLIO, Andreia. Trabalhadores protestam contra PEC do Teto dos Gastos. Agência EBC. 11/11/2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/trabalhadores-protestam-contra-pec-do-teto-dos-gastos, acesso em 14 de novembro de 2023.

WEBER, Demétrio. Sindicato pede abertura de negociação com o MEC. Estado de S. Paulo. Geral. 7 de abril de 1998. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19980407-38156-nac-0009-ger-a9-not/busca/Incentivo+Doc%C3%AAncia, acesso em 21 de fevereiro de 2023.