Estudos de Política em Pauta – USP
Questões dos alunos:
1. Como você avalia a social-democracia no Brasil hoje?
2. Você vê a queda de Benjamin Netanyahu, a não reeleição do Trump, a derrota de Fujimori nas urnas peruanas e alguns outros eventos similares pelo mundo como sinais de um recrudescimento da extrema direita? Ou a extrema direita, em 2021, está tão forte como há quatro ou cinco anos atrás?
3. Na última década, depois de tantas crises, você acha que o modelo de democracia liberal ainda está garantido?
4. Como as vidas acadêmica e política moldaram a forma com que você tomou decisões ao longo dos mandatos? Você tem algum conselho para os estudantes universitários que têm este dilema, entre a carreira acadêmica e a política?
5. Como você avalia os planejamentos na concepção do real, o que ocorreu conforme o planejado e o que pode ter sido um erro? Existe alguma forma de recuperar a força da moeda hoje?
6. Qual é a melhor forma de trabalhar para que o centro e a direita não sejam novamente tão lenientes com a extrema direita nas eleições de 2022?
7. Como você acredita que os eventos políticos dos últimos anos vão impactar na vontade dos jovens de se engajar na política? Como estes jovens percebem a política e como ela deve ser feita?
8. Que tipo de renovação você espera na política brasileira?
9. Onde você acha que o progressismo e o liberalismo poderiam estar hoje e o quanto essas ideologias fazem sentido no mundo atual?
10. Olhando para o passado, você vê erros que cometeu?
11. Como o Brasil pode consertar a sua imagem no exterior?