Diálogos com um presidente
19 de setembro de 2012

Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP


Questões dos alunos:

1. O que motivou o senhor a entrar para a política? 

2. Muitos jovens consideram a política um mal. Como o senhor pensa ser possível convencer os jovens a participar ativamente da vida política?

3. Atualmente a internet é uma ferramenta de comunicação de massa e de repercussão no campo social e político. Como o senhor analisa a atuação na internet na política brasileira? 

4. Na opinião do senhor, por que a maioria da população brasileira é descrente quanto ao fim da corrupção? No governo do senhor houve alguma medida efetiva para combater a corrupção? 

5. O senhor foi eleito presidente pela primeira vez em 1994, 2 anos depois da Eco-92, que deu origem à Rio+20. Durante o seu governo, quais foram as medidas tomadas em relação ao desenvolvimento sustentável? 

6. A inflação tem sido controlada desde o Plano Real. O senhor acredita que a inflação ainda ameaça a instabilidade da economia brasileira? 

7. O senhor acha que a situação econômica da Grécia é similar ao que o Brasil vivia antes do Plano Real? Baseando-se na sua experiência como Ministro da Fazenda e Presidente da República, como o senhor pensa ser possível solucionar essa crise Grega? 

8. Na opinião do senhor, é interessante a criação de uma moeda única para os países que fazem parte do Mercosul?

9. Na opinião do senhor, qual deveria ser a política de Estado em relação às drogas? 

10. De que maneira o senhor acha que o Estado deve enfrentar a questão do aborto, tendo em vista que muitas mulheres sofrem e morrem em decorrência de abortos clandestinos? 

11. Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a questão da institucionalização de um ex-presidente no país. A gente sabe de alguns exemplos em que ex-presidentes passam a ser senadores, com outro tipo de atuação, e que o senhor falasse um pouco de como o senhor vê o seu futuro e a sua atuação, que é política, sem dúvida, não tem como não ser, no nosso país.