Colégio Santa Cruz
Questões dos alunos:
1. A demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, que possui área de fronteira com a Venezuela e a Guiana, traz perigo à soberania nacional?
2. A preservação das culturas indígenas, por um lado, poderia prejudicar o intercâmbio cultural entre as diversas etnias que compõem o povo brasileiro?
3. A efetiva adesão do Brasil à Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas não feriria a própria Constituição brasileira, se considerarmos que o Brasil é uma República Federativa que não admite nações independentes dentro do território nacional?
4. Qual seria o impacto da criação do imposto CSS (Contribuição Social para a Saúde) na economia brasileira?
5. O Brasil atingiu recentemente o chamado investment grade, fato que ajudaria a atrair mais capital estrangeiro para o País. Em que grau essa entrada de capital gera efetivamente desenvolvimento para o País, já que esses investimentos não serão utilizados na construção de novas indústrias, por exemplo?
6. Quais mecanismos poderiam ser criados para que o respeito às leis seja assegurado, sem que se caia no autoritarismo político?
7. Como enfrentar o novo “buraco negro” do esgotamento de recursos naturais pelo qual passam os países desenvolvidos?
8. As políticas de desenvolvimento na Amazônia;
9. Até que ponto são vantajosos para o Brasil os projetos estrangeiros na região amazônica?
10. O Prouni e o sistema de cotas nas universidades. É verdade que é preciso “tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual”?
11. Até que ponto a recente crise econômica norte-americana poderá prejudicar o Brasil?
12. Nas próximas eleições presidenciais norte-americanas, a escolha por um candidato democrata ou por um candidato republicano influenciará diferentemente o Brasil?
13. Quais ações, de curto e de longo prazos, deveriam ser tomadas ou privilegiadas para se melhorar a educação no Brasil?