Colégio Marista Arquidiocesano
Questões dos alunos:
1. Quais as implicações da associação do Brasil com o FMI?
2. A propaganda que se faz do programa brasileiro de etanol é efetiva apenas no mercado interno ou tem, de fato, relevância internacional?
3. O Brasil tem hoje o mesmo PIB da Rússia, mas a Rússia participa do G-8, pois possui armas atômicas. O Brasil também poderia participar desse grupo, já que possui uma quantidade relevante de urânio?
4. O Brasil poderia contribuir para uma solução pacífica para a questão da Palestina?
5. O senhor acredita que a “terceira via”, proposta pelo ex-Primeiro Ministro britânico Tony Blair, seria a maneira mais correta de se administrar a nação?
6. Em 2001, o banco de investimento Goldman Sachs fez uma projeção de que, em 2050, Brasil, Rússia, Índia e China (BRICS) seriam potências econômicas mundiais. O senhor acredita que essa projeção se confirmará? Quem seriam os parceiros econômicos desse grupo?
7. Com as reservas de petróleo que o Brasil possui, o País não possui mais independência nesse quesito em relação aos países árabes que os EUA?
8. No caso de haver no futuro uma integração maior entre os países da América Latina, como o senhor imagina que se daria essa inter-relação entre os países? O Brasil, pelas suas dimensões continentais e características econômicas, se tornaria uma espécie de Estados Unidos da América Latina ou haveria uma maior igualdade entre os países?
9. Qual a opinião do senhor sobre a descriminalização da maconha e em quanto tempo o senhor acha que ela aconteceria no Brasil?
10. Sobre funcionalismo público no Brasil, haveria uma maneira de se evitar mudanças radicais de orientação nas políticas públicas por parte dos funcionários públicos a cada vez que se elege uma nova equipe de governo?