Diálogos com um presidente
09 de junho de 2021

Colégio Imaculada Conceição


Questões dos alunos:

1. Como o contexto internacional da época, com o fim da Guerra Fria, expansão do neoliberalismo e de figuras importantes como Ronald Reagan e Margaret Thatcher, foi capaz de influenciar o seu governo? 

2. Como foi montar a equipe do Plano Real e o que Itamar Franco achou desta equipe? 

3. Sobre a privatização da Vale,  qual foi o problema sério que havia na empresa quando você tomou posse como presidente e, por isso, ela não merecia mais ficar com o governo?

4. Como foi o seu encontro mais recente com o Lula? Vocês falaram sobre o que precisa ser feito para enfrentar a pandemia? 

5. O real vem perdendo valor frente a outras moedas do mundo. Será que há no horizonte a criação de um “novo real”, uma nova moeda para parear com o dólar? Ou você consegue vislumbrar uma possível recuperação do real?

6. Você acredita que a polarização dos grupos políticos de esquerda e de direita acarretam impacto na tomada de decisão dos governantes atuais?

7. Assim como o atual governo, você venceu uma eleição que aconteceu pouco depois de um processo de impeachment, depois de um mandato que foi concluído pelo vice-presidente. É possível estabelecer um paralelo entre estas situações? A história se repetiu?

8. Na sua opinião, quais são as iniciativas governamentais necessárias para amenizar a favelização no Brasil?

9. Qual é a mensagem que você está transmitindo ao se encontrar com o Lula?

10. Em 1997, no fim do seu primeiro mandato, qual era o sentido de apoiar a reeleição? Ela ainda possui um significado para a nossa democracia?

11. Na sua opinião, qual destes grupos é pior para o nosso país: extrema direita ou extrema esquerda?

12. Como Antonio Candido pensou o Brasil e que influência ele teve na sua formação intelectual?

13. Quais foram os mentores da URV? E qual foi a importância dessa taxa de correção para a implantação da nova moeda?