Colégio Batista Brasileiro
Questões dos alunos:
1. O senhor acha que a privatização de algumas empresas beneficiou mais do que poderia dar problemas para o Brasil?
2. Com o filme “Quebrando o tabu” fica claro que a melhor solução para a questão das drogas seria tratar isso como um problema da saúde pública, e não um problema social. Tratar o usuário como um doente, e não como um criminoso. Eu queria saber como o senhor pensa que a gente pode começar a fazer isso no Brasil, começar a tratar isso um problema da saúde pública?
3. Quais seriam os possíveis impactos se houvesse uma mudança hipotética na forma de governo do Brasil, se a forma de governo do Brasil fosse parlamentarista. Quais seriam os possíveis impactos na economia, na sociedade e na política?
4. Quando você estava concorrendo à prefeitura de São Paulo em 1985, fizeram uma pergunta se você acreditava em Deus, e você disse que naquele momento não era apropriada aquela pergunta, dando uma ideia que a religião e a política não estão juntas, são coisas separadas, que não pode ter uma harmonia. Recentemente, em Congresso, para comemorar o centésimo aniversário da Assembleia de Deus, cantaram uma música religiosa e isso gerou muita polêmica. Eu queria saber se você acha que o nosso Estado é mais para o lado ateu ou mais para o lado religioso.
5. O senhor concorda que uma pessoa que tenha trabalhado pelo tempo de serviço de 30 anos e se aposenta sem ter a idade mínima para se aposentar não ganhe integralmente por não ter a idade mínima?
6. O senhor acha que se o voto fosse facultativo, haveria maior responsabilidade por parte de quem vota?
7. Eu gostaria de saber se no processo de privatização da rede ferroviária houve muita pressão do setor rodoviário.
8. Eu acho que um dos maiores problemas do Brasil hoje em dia é a diferença social, e isso é causado por diversos fatores. Mas para a gente conseguir chegar lá no nível de uma potência europeia, acho que a mentalidade do povo tem que mudar, mas qual você acha que tem que ser a faísca para a gente conseguir mudar a situação?
9. Houve muita polêmica sobre político que era religioso e usa disso para se candidatar. Eu queria saber, apesar de ter campanhas que a igreja seria contra, como no caso da questão da legalização do aborto, por exemplo, faz alguma diferença, tendo em vista que muitos dos políticos são cristãos?
10. O senhor falou da educação, que existe o acesso, mas não tem qualidade. Eu queria saber se o senhor acha que, talvez, privatizando as universidades e utilizando a verba que é usada nelas na Educação, ia ter mais qualidade?
11. Em relação a aprovação de projetos no congresso, e eu queria saber se essa dificuldade é um problema estrutural do próprio governo brasileiro ou se é uma questão natural, se realmente precisa dessa discussão, desse processo no todo.
12. No mesmo ano que foi criado o Plano Real, foram implantadas várias medidas provisórias. Eu acho que as medidas provisórias acabam dando mais poder ao Poder Executivo e tirando do Legislativo, porque o correto seria o Legislativo criar as leis. Eu queria saber se você acha isso certo e se você acha que o Plano Real teria dado certo sem todas essas medidas provisórias.
13. Eu queria saber qual a posição do senhor a respeito da doação de cotas no ensino superior.