Diálogos com um presidente
26 de outubro de 2010

Centro de Estudar Acaia Sagarana


Questões dos alunos:
 

1. O senhor concorda que a democracia moderna perdeu a sua essência, de buscar o bem da maioria, para passar a defender os interesses de uma minoria detentora do poder?

2. O senhor defendeu o sistema parlamentarista no plebiscito de 1993. O senhor ainda acredita que o parlamentarismo é o sistema de governo? O parlamentarismo levaria o Brasil a atingir uma democracia mais condizente com a sua real definição? Como isso aconteceria num país onde a população rapidamente se esquece dos candidatos em que votou para o Legislativo? 

3. Sendo o Brasil um país multi-cultural, de que maneira o senhor lidava, enquanto Presidente, com os mais diversos interesses e seus conflitos? E como colocar em prática a democracia plena, visando o bem comum dessa nação tão plural? 

4. Durante o regime militar, as pessoas que lutaram contra a ditadura eram consideradas subversivas, mas hoje, são vistos como heróis nacionais. O mesmo pode ser dito de líderes como Getúlio Vargas, considerado à época de sua Presidência um herói nacional, mas que hoje é visto também como um ditador, apoiador do Nazismo. Qual a visão do senhor em relação à essa imagem do herói nacional?

5. O voto deveria ser um direito ou um dever a ser cumprido?