Debates
09 de agosto de 2018

Reinvenção da política: como reconectar indivíduos, sociedade e Estado?

“Não existe outro meio que não seja a política para mudar a vida das pessoas”, disse a vereadora paulistana Janaína Lima.

“Antes, os partidos eram intermediários na relação entre cidadãos e governantes. Com a revolução digital, surgem novas formas de conexão entre os líderes políticos e as pessoas. Estamos entrando em um território de renovação que não sabemos qual é e onde vai nos levar”, disse o cientista político Jairo Nicolau, professor da UFRJ e um dos maiores especialistas em sistemas eleitorais no Brasil. Este evento, realizado no Centro Ruth Cardoso, com apoio da Fundação FHC, também contou com a participação da vereadora paulistana Janaína Lima (Partido Novo). “Não existe outro meio que não seja a política para mudar a vida das pessoas. Quando decidi trilhar esse caminho, elegi meus (princípios) inegociáveis. O principal é a integridade. Em seguida, vêm o fim dos privilégios da classe política e o compromisso de servir à população. Não é aceitável usar dinheiro público para financiar projetos de poder”, disse Janaína, eleita em 2016. “Nasci no Capão Redondo, bairro na periferia de São Paulo, que é um dos lugares mais violentos do mundo. Com apenas dois anos de trabalho com a comunidade local, tenho orgulho de dizer que hoje o Capão é um dos locais mais inovadores da cidade. Tudo o que conquistamos foi com diálogo e sem extremismo, com colaboração e não competição”, continuou. Saiba mais como foi o vídeo do bate-papo.

Otávio Dias, jornalista, é especializado em política e assuntos internacionais. Foi correspondente da Folha em Londres, editor do site estadao.com.br e editor-chefe do Huffington Post no Brasil.