Eleições 2018: A influência e o impacto das redes sociais
A qualidade do debate eleitoral ganha ou perde com a maior relevância das redes sociais?
Com a Lava Jato e sem as doações das empresas, proibidas pelo STF, haverá muito menos recursos este ano para sofisticados programas de TV no horário eleitoral do que nas eleições de 2010 e 2014. Já as redes sociais têm hoje maior número de usuários e mais relevância como meio de comunicação política, para o bem e para o mal. Nesse novo contexto, três questões principais se colocam. A disputa eleitoral se tornou mais democrática ou os candidatos com mais recursos e tempo na TV continuam a ter larga vantagem? E a qualidade do debate eleitoral, ganha ou perde com a maior relevância das redes sociais? Se perde, pela proliferação de notícias falsas, como combatê-las sem retroceder ao tempo da censura?
Conversamos com dois jornalistas especializados em cultura e comportamento digital e que estão à frente de inovadores projetos jornalísticos na internet: Cristina Tardáguila e Pedro Doria.
Debate na íntegra: