Desafios da Gestão Ambiental nas Metrópoles Brasileiras
Como coordenar políticas públicas na área ambiental? Quais experiências vem se mostrando bem sucedidas? E quais ainda podem ser aprimoradas?
A Fundação Fernando Henrique Cardoso e a Fundação BRAVA se uniram para promover uma série de oito debates com acadêmicos e gestores que vivenciam a formulação e implementação de políticas públicas metropolitanas, e assim promover discussões sobre desafios e soluções para as grandes cidades brasileiras.
A iniciativa busca contribuir para a qualidade do debate neste ano de eleições municipais. Além disso, pretende difundir exemplos, conhecimentos e inovações que melhorem a gestão pública nos próximos anos.
Em regiões metropolitanas, ações isoladas de municípios já não são suficientes para enfrentar os problemas de saneamento básico e de gestão de recursos hídricos e de resíduos sólidos. Ações integradas são cada vez mais indispensáveis. Diante desse desafio, como coordenar políticas públicas na área ambiental? Quais experiências vem se mostrando bem sucedidas? E quais ainda podem ser aprimoradas?
As palestrantes do evento foram Marilene Ramos, ex-secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, e Stela Goldenstein, ex-secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.