20 anos depois do Plano Real: um debate sobre o futuro do Brasil
Alguns dos temas debatidos foram: gestão da política econômica, qualidade da democracia brasileira e agenda de mudanças de que o Brasil precisa para ser um país mais justo e desenvolvido.
Para marcar os vinte anos do Real e discutir o futuro do Brasil, a Fundação FHC reuniu em um debate de dia inteiro, realizado em 12 de março, os principais formuladores do plano. Composto por três mesas, o evento foi aberto e encerrado por Fernando Henrique Cardoso.
Além de André Lara Resende, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Persio Árida, da equipe que formulou o Plano Real, participaram Gustavo Loyola, presidente do Banco Central, e José Roberto Mendonça de Barros, secretário de política econômica, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Tomaram parte do debate ainda o antropólogo Roberto da Matta e o economista Eduardo Giannetti da Fonseca. As mesas contaram com a mediação do jornalista do Valor Econômico Cristiano Roberto, do sociólogo Demétrio Magnoli e do superintendente da Fundação FHC, Sergio Fausto.
Seria virtualmente impossível resumir em uma página a riqueza do debate realizado ao longo de um dia inteiro de atividade. Por isso, preferimos convidar as pessoas a assistir aos vídeos das três mesas do seminário: a primeira sobre a gestão da política econômica; a segunda sobre a qualidade da democracia brasileira; e a última sobre a agenda de mudanças de que o Brasil precisa para ser um país mais justo e desenvolvido.