Descarbonização: desafios e oportunidades para a indústria

O webinar irá apresentar as principais conclusões de uma série de três papers — produzidos pela Fundação FHC e pelo CINDES — sobre políticas industriais verdes.

Sobre o evento

A necessária descarbonização da economia global oferece oportunidades para que a indústria brasileira escape do declínio que tem sofrido nas últimas décadas. Para ir além dessa constatação trivial, a Fundação Fernando Henrique Cardoso e o Centro de Estudos sobre Desenvolvimento e Integração (CINDES) produziram uma série de três papers sobre políticas industriais verdes. Os estudos contaram com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), mas seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva das duas instituições que os produziram.

Nos papers, são abordadas duas questões principais: o que os países mais desenvolvidos vêm realizando para fazer da descarbonização uma alavanca para as suas indústrias e o que o Brasil pode fazer com o mesmo objetivo?

Neste webinar, serão apresentadas as principais conclusões dos estudos e discutidas as opções de política que o Brasil tem à disposição, com seus desafios, custos e benefícios, para fazer da descarbonização uma oportunidade para sua indústria.

Imagem que mostra a capa de uma publicação da Fundação FHC. A capa tem cor verde-limão. Em azul, ao centro, o título da publicação: Descarbonização, Desafios e Oportunidades para a Indústria Brasileira - Diagnósticos e Propostas.

Sergio Fausto

SERGIO FAUSTO - Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.

Carolina Grottera

CAROLINA GROTTERA - Diretora de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda

João Fernando Gomes

JOÃO FERNANDO GOMES DE OLIVEIRA - Sócio-diretor da Scenario Automation