13 de maio de 2024

Nova exposição virtual do Acervo — Memórias Políticas: FHC e as Diretas Já

Está no ar a nova exposição virtual do Acervo da Fundação FHC em comemoração aos 40 anos das manifestações em prol das eleições diretas.

No início dos anos 1980, em uma das maiores mobilizações populares da história do Brasil, milhares de pessoas participaram de comícios nas principais capitais do país exigindo eleições presidenciais em 1985. Apesar de a Emenda Dante de Oliveira – Proposta de Emenda Constitucional que visava reinstaurar as eleições diretas – não ter sido aprovada pelo Congresso, a presença do povo nas ruas foi fundamental para pôr fim ao regime militar.

Fernando Henrique Cardoso era uma das vozes importantes da oposição. Sociólogo, pesquisador e professor expulso da universidade pública, exilado, viu suas ideias e ações serem amplificadas por seu trabalho como colunista político na grande imprensa e pela adesão ao MDB, partido de oposição.

A atuação de FHC é o fio-condutor desta nova exposição virtual do Acervo da Fundação. Eventos com a participação de lideranças políticas, intelectuais e artistas, além de outros cidadãos que desafiaram a ditadura nas ruas, compõem a narrativa da nova mostra.

A exposição virtual traz o pensamento e a argumentação de FHC em artigos publicados nos jornais, no calor dos acontecimentos. Apresenta também suas avaliações posteriores feitas a frio, depois da experiência como presidente, recolhidas em depoimento para o projeto de História Oral.

Carregada de emoção, essa memória remete a estratégias políticas coletivas, mas também à coragem individual de algumas pessoas. “Diretas Já” foi o brado de um país farto da ditadura e ávido por viver em democracia.