Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/css/images/int-header4.jpg

Publicações

Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2007. 316 p. Edição bilíngüe: português e inglês. ISBN 978-85-99588-04-8.

Sinopse

Quando e como são as perguntas que sempre ocorrem ao profissional da área de arquivo na tentativa de caracterizar a produção dos documentos, considerados individualmente ou em conjunto. Por mais que se desdobrem em outras, tais questões traduzem, de fato e de maneira perfeita, as operações típicas a que se submetem os documentos de arquivo, ativos e inativos, para permitir os efeitos de ordem prática a que se destinam, isto é, o cumprimento de determinadas ações para as quais servem de veículo e a comprovação de que tais ações foram praticadas.
 
À pergunta quando correspondem as operações de temporalização, que instituem as datas pontuais de determinadas providências. A resposta à pergunta como sugere a apresentação das situações concretas de produção e acumulação dos documentos, isto é, as circunstâncias que lhes deram origem. A dificuldade é que no âmbito dos arquivos pessoais, as fronteiras que demarcam as diferentes áreas de ação de um mesmo indivíduo são tênues e imprecisas.

O tamanho e a complexidade do arquivo de Fernando Henrique Cardoso exigiram uma série de decisões que, ao lado de seu evidente sentido prático, buscaram apoio na teoria arquivística. A inexistência de modelos descritivos coerentes na literatura disponível, a opção por dar tratamento individualizado aos documentos e a disposição de incorporar livros e objetos ao mundo dos arquivos levaram à formulação de uma abordagem nova, apresentada neste livro.

Sumário

- Apresentação

- Ponto de partida

- O desafio

- O acervo e seus contornos

- Da teoria à prática

- Opções metodológicas

- Procedimentos

- Alimentação da base de dados

- Consulta à base de dados

- Anexo 1: glossário de documentos

- Anexo 2: glossário de tipos de eventos

Mais sobre Publicações