Seminários e Oficinas do Acervo
23 de setembro de 2009

Digitalização: potencial e compromisso

Cada passo e suporte documental requer escolhas próprias de ordem tecnológica. E para todos os suportes há a questão do armazenamento, que deve ser não só programado, como atualizado de acordo com a evolução da tecnologia, para a boa conservação.

Termo de referência

Com o objetivo de partilhar e avaliar sua experiência de digitalização do Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso, a Fundação FHC propôs dois encontros pluridisciplinares, este Digitalização: potencial e compromisso, no dia 23 de setembro, e outro, no dia 28 de outubro de 2009, sobre Digitalização e internet: compromisso com a ética e o direito.

No primeiro, profissionais engajados com a preservação e a difusão da informação discutiram questões técnicas e conceituais sobre o potencial desse procedimento, que envolve compromissos ao mesmo tempo administrativos, arquivísticos e tecnológicos.

De abril de 2008 até o final de 2009, a Fundação terá realizado, por intermédio de uma empresa terceirizada, a digitalização de documentos iconográficos, audiovisuais, sonoros e textuais, o que resultará em 270.000 imagens, 3.680 horas de áudio, 3.080 horas de vídeo, 1 milhão e 100 mil páginas de texto.

No decorrer desse processo, aprendemos que essa tecnologia de preservação e acesso aos documentos e demanda, mais do que qualquer outra, precisam de um planejamento detalhado. Cada passo e cada suporte documental requer escolhas próprias de ordem tecnológica. E para todos os suportes há a questão do armazenamento, que deve ser não só programado, como atualizado de acordo com a evolução da tecnologia, para a boa conservação da própria preservação.

O encaminhamento de cada decisão tem exigências variáveis de instituição para instituição (públicas ou privadas, universidades ou fundações e centros de memória empresarial), bem como de arquivo para arquivo (público, privado e privado de interesse público), e, em qualquer caso, ela dependerá da fonte de financiamento disponível.

Doações, por exemplo, sempre muito bem-vindas por parte de qualquer fabricante de software, condicionam a fidelidade ao doador, em todas as etapas subsequentes do processo.

Quanto ao acesso, abre-se também um leque de dúvidas, não apenas de ordem tecnológica, mas também ética e legal.

Veja, abaixo, o vídeo completo deste evento.