Cartas em cartaz: a voz do povo na correspondência dos governantes
Em discussão neste Seminário Internacional do Acervo: o tema da correspondência enviada a chefes de Estado por cidadãos dos mais diferentes segmentos sociais.
O farto material de cartas endereçadas ao presidente FHC, preservadas no Acervo, suscitou o interesse e impulsionou a realização do Seminário Internacional “Cartas em cartaz: a voz do povo na correspondência dos governantes”.
O encontro visou promover o debate em torno do trabalho arquivístico e dos usos da correspondência entre populares e chefes de governo para a compreensão das relações sociais e políticas.
O evento foi realizado em dois dias e contou com a participação de dois palestrantes estrangeiros e três brasileiros. Foram discutidos os desafios metodológicos enfrentados pelas equipes de historiadores e arquivistas dedicados a tratar e dar acesso a esse tipo de conjunto documental. Outra questão abordada pelos palestrantes foi o tema da correspondência sob a perspectiva do pesquisador interessado em identificar diferentes modalidades de uso social dessa forma de comunicação.
Veja também:
Exposição virtual: Cartas em cartaz: Prezado Presidente
Baixe gratuitamente o e-book “Cartas em Cartaz: a voz do povo na correspondência dos governantes”.