Seminários e Oficinas do Acervo
14 de junho de 2016

Arquivos pessoais: a experiência da Fundação FHC

Baseada no Acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, a Oficina discutiu questões relacionadas com a custódia de documentos acumulados por titulares de cargos públicos e seu tratamento arquivístico.

Em uma abordagem essencialmente prática, a Fundação FHC realizou a Oficina “Arquivos pessoais: a experiência da Fundação FHC”, que discutiu, entre outros assuntos, a dificuldade de nomear adequadamente os documentos que precisam ser descritos e disponibilizados para consulta.

Notação, configuração do Acervo e seus fundamentos jurídicos, tipologia de atividades e eventos e formatação de banco de dados foram alguns temas debatidos no evento, que também tratou sobre os problemas conceituais e terminológicos, com a perspectiva de estabelecer uma plataforma de entendimento capaz de responder não apenas às necessidades daqueles que atuam em instituições de custódia, mas também às de profissionais de outras áreas.

Ao fim do evento, os profissionais participaram de uma visita técnica ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso.