Nacionalismo e Democracia na Europa e no Brasil

A publicação oferece uma análise do ressurgimento do nacionalismo associado a ideologias autoritárias na última década e os desafios que impõe à democracia.

O livro reúne seis artigos originais que abordam como o recrudescimento do nacionalismo está sendo enfrentado ou promovido na Europa e no Brasil pela esquerda e direita tradicionais, bem como pelas organizações da sociedade civil.

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente!

Danilo Martuccelli, Daphne Halikiopoulou, Michel Wieviorka, Maria Celina D’Araujo, Daniel Aarão Reis e Bernardo Sorj assinam os artigos e exploram caminhos possíveis para um nacionalismo respeitoso dos valores democráticos.

A organização da publicação é de Bernardo Sorj, co-diretor da Plataforma Democrática, e Sergio Fausto, diretor geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso e codiretor da Plataforma Democrática. A Plataforma Democrática é uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Mais sobre Publicações