Cadernos Vale a Pena Perguntar: Inteligência Artificial e Meio Ambiente
A publicação – disponível para download gratuito – traz um compilado com mais perguntas e respostas das entrevistas produzidas para a série de vídeos Vale a Pena Perguntar.
Baixar gratuitamente!
Estamos vivenciando um momento chave na relação entre inteligência artificial e meio ambiente. De um lado, a inteligência artificial produz impactos ambientais por consumir muita energia, água e minerais. De outro, é essencial para a análise de grandes volumes de dados voltados para o combate às mudanças climáticas. A questão ainda é nova, mas precisa ser tratada com atenção.
Em que momento se dá o impacto ambiental da inteligência artificial? Como essa tecnologia pode se tornar mais sustentável? Como construir uma regulação ambiental adaptável para tecnologias emergentes como a IA? Exploramos essas e outras questões no caderno de entrevistas sobre Inteligência Artificial e Meio Ambiente.

Conheça os especialistas entrevistados:

Dora Kaufman é professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC-SP e colunista da Época Negócios.

Glauco Arbix é professor titular de sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador da área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (USP-Fapesp-IBM).

Patrícia Iglecias é professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP, presidente do Instituto o Direito por um Planeta Verde, foi Secretária do Meio Ambiente de São Paulo e Presidente da CETESB.

Roberto Waack é fundador da AMATA, presidente do Conselho de Administração da Arapyaú e membro dos conselhos consultivos da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e WWF Brasil.
Conheça o Vale a Pena Perguntar
Para explorar respostas possíveis, entrevistamos especialistas para a série Vale a Pena Perguntar – projeto que teve início no formato de minidocumentários, disponíveis gratuitamente no YouTube da Fundação FHC. Pela natureza dos vídeos, muita coisa interessante acabou ficando “no chão da ilha de edição”. Assim nasceu a ideia desta publicação: um compilado com mais perguntas e respostas que acreditamos que valem a pena ser compartilhadas.