Direitos LGBT+

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Deputados criticam resolução do Conselho de Psicologia sobre tratamento de homossexualidade. Câmara dos Deputados. 24/06/2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/462909-deputados-criticam-resolucao-do-conselho-de-psicologia-sobre-tratamento-de-homossexualidade/, acesso em 16 de novembro de 2023.

ARRUDA, Roldão. PSDB isola pastor e diz que “cura gay” é retrocesso. Estado de São Paulo, 26/06/2013. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/roldao-arruda/psdb-isola-pastor-e-diz-que-cura-gay-e-retrocesso/, acesso em 16 de novembro de 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS E INTERSEXOS. História de luta. Disponível em: https://www.abglt.org/historia, acesso em 01 de fevereiro de 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Sobre. Disponível em: https://antrabrasil.org/sobre/, acesso em 01 de fevereiro de 2023.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022. Brasília: Distrito Drag; Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 2023.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Dia Internacional contra Homofobia, Transfobia e Bifobia. Acesso em 01/02/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Escola sem Homofobia. Brasília, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Prevenção das DST/Aids e Cidadania para Homossexuais/Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 457, de 19 de agosto de 2008. Diário Oficial da União. 18/08/2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.803, de 19 de novembro de 2013. Diário Oficial da União. 20/11/2013.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Anais da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 15 a 18 de dezembro de 2011. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2011.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2009.

CARVALHO, Mario Felipe de Lima. Que mulher é essa?: identidade, política e saúde no movimento de travestis e transexuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia presente na 1ª Marcha Nacional Contra Homofobia. 19/05/2010. Disponível em: https://site.cfp.org.br/psicologia-presente-na-1-marcha-nacional-contra-homofobia/, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. STF extingue ação contra Resolução CFP n° 01/99. 22/01/2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/stf-extingue-acao-contra-resolucao-cfp-n-01-99/#:~:text=A%20decis%C3%A3o%20da%20ministra%20C%C3%A1rmen,%C3%A9%20patologia%2C%20doen%C3%A7a%20ou%20desvio., acesso em 23 de fevereiro de 2023.

CONSELHO NACIONAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE LGBT. Ata da Ordem do dia da 43ª Reunião Ordinária do CNCD/LGBT. 20 e 21 de fevereiro de 2018.

CONSELHO NACIONAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasil Sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CONSELHO NACIONAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT. Relatório final – 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, 2016.

CONTRERA, Wildney Feres. GAPAS: uma resposta comunitária à epidemia da AIDS no Brasil/ Wildney Feres Contrera. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, 2000.

COSTA, Anna Gabriela. Parada LGBTQIA+ leva 4 milhões, diversidade e 19 trios com artistas para avenida Paulista em SP. CNN Brasil. 19/06/2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/parada-lgbtqia-leva-multidao-diversidade-e-19-trios-com-artistas-para-avenida-paulista-em-sp/, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

FACCHINI, Regina. Movimento homossexual no Brasil: recompondo um histórico. Cadernos AEL, v.10, n.18/19, 2003.

FLOR, Ana. Kit escolar é “propaganda de opção sexual”, diz Dilma. Folha de São Paulo, cotidiano, 27/05/2011. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2705201101.htm, acesso em 14 de novembro de 2023.

FOLHA DE SÃO PAULO. Deputados atacam vídeo anti-homofobia. Folha de São Paulo, cotidiano, 13/01/2011. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1301201136.htm, acesso em 14 de novembro de 2023.

FOLHA DE SÃO PAULO. Parada gay sai mesmo sem permissão da CET. 27/06/1997. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=13563&keyword=%22gay%22&anchor=268932&origem=busca&originURL=&pd=0361ac20e18773ec288d234810eb07ae, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

FRANCO, Luiza. Quem é Kátia Tapety, primeira transexual eleita do Brasil. Nexo. Expresso. 10/07/2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/07/10/Quem-%C3%A9-K%C3%A1tia-Tapety-primeira-transexual-eleita-do-Brasil, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

MACRAE, Edward. A construção da igualdade-política e identidade homossexual no Brasil da “abertura”. Salvador: EDUFBA, 2018.

MAIA, Dhiego. Há 30 anos, OMS tirou homossexualidade de catálogo de distúrbios. Cotidiano. Folha de São Paulo, 16/05/2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/05/ha-30-anos-oms-tirou-homossexualidade-de-catalogo-de-disturbios.shtml, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

MONNERAT, Alessandra; SARTORI, Caio. Entenda o que propõe o programa Escola Sem Partido. Estado de São Paulo, 13/11/2018.

REPROLATINA. Projeto Escola sem Homofobia: componente de pesquisa. 2011.

MONTERO, Ana Lúcia de Oliveira. A relação Estado e sociedade civil no processo de formulação e implementação de políticas públicas: análise do Programa Nacional de DST e AIDS (1980 – 2006). 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e Trabalho). Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

MORENO, Fernanda Venceslau. OLIVEIRA, Marcelo Fernandes. Negociações comerciais internacionais e democracia: o contencioso Brasil x EUA das patentes farmacêuticas na OMC. Dados, n. 50, vol. 1, 2007.

MOTT, Luiz (editor). Boletim do Grupo Gay da Bahia 1981-2005. Salvador, Editora GGB/Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, 2011. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2018/02/2-boletim-do-ggb.pdf, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. OMS retira a transexualidade da lista de doenças mentais. 06/06/2019. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/83343-oms-retira-transexualidade-da-lista-de-doencas-mentais#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde,lhes%20foi%20atribu%C3%ADdo%20no%20nascimento., acesso em 16 de novembro de 2023.

PASSARINHO, Nathalia. Autor pede arquivamento na Câmara do projeto que libera ‘cura gay’.G1, política, 02/07/2013. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/autor-do-projeto-que-libera-cura-gay-pede-arquivamento-na-camara.html, acesso em 16 de novembro de 2023.

PIRES, Bárbara Gomes; LAURENTINO, Arnaldo Cezar; NASCIMENTO, Cláudio (Orgs.). Mapeamento de Políticas Públicas LGBTI+ no Estado do Rio de Janeiro: pesquisa do Projeto Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ no Estado do Rio de Janeiro. Aliança Nacional LGBTI+; Grupo Arco-Íris, 2021.

POPADIUK, Gianna Schreiber; OLIVEIRA, Daniel Canavese; SIGNORELLI, Marcos Claudio. A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) e o acesso ao Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS): avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 5, maio, 2017.

RICHTER, André. STF autoriza transexual a alterar registro civil sem cirurgia de mudança de sexo. Agência Brasil, 01/03/2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-03/stf-autoriza-transexual-alterar-registro-civil-sem-cirurgia-de, acesso em 16 de novembro de 2023.

SARDINHA, Edson; VINÍCIUS, Lucas. Jean WIllys: do Big Brother para a capitania LGBT. UOL. Congresso em Foco. 12/07/2011. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/projeto-bula/reportagem/jean-willys-do-big-brother-para-a-capitania-lgbt/, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS. Relatório sobre violência homofóbica no Brasil : ano de 2011/ Priscila Pinto Calaf, Gustavo Carvalho Bernardes e Gabriel dos Santos Rocha (orgs.). Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2012.

SOUSA, Keila Simpson. História: e assim nasceu o movimento nacional de Travestis e Transexuais. Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Disponível em: https://antrabrasil.org/historia/, acesso em 01 de fevereiro de 2023.

VECCHIATTI, Paulo Roberto Iotti; VIANA, Thiago Gomes. LGBTI e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos: a construção da cidadania internacional arco-íris. 2014.

VEIGA, Edison. Há 10 anos, STF reconhecia união homoafetiva. DW. 05/05/2021. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/h%C3%A1-10-anos-stf-reconhecia-uni%C3%A3o-homoafetiva/a-57423764, acesso em 14 de novembro de 2023.

VILLARINHO, Mariana Vieira et al. Políticas públicas de saúde face à epidemia da AIDS e a assistência às pessoas com a doença. Revista Brasileira de Enfermagem, n. 66, vol.2, abril, 2013.

TRINDADE, Ronaldo. O mito da multidão: uma breve história da parada gay de São Paulo. Gênero, Niterói, v. 11, n. 2, p. 73-97, 1 sem., 2011.