Direitos das Mulheres

ALVAREZ, Sonia E. et. al. Encontrando os feminismos Latino-americanos e Caribenhos. Estudos Feministas. Florianópolis, 11(2): 360, julho-dezembro, 2003.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Brasil. Anais da Conferência – Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anais1cnpm.pdf, acesso em 13 de novembro de 2023.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano de Políticas para as Mulheres. Brasília, 2005. Disponível em:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpm_compacta.pdf, acesso em 13 de novembro de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. 2004. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2007/politica_mulher.pdf, acesso em 13 de novembro de 2023.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Ministério lança campanha no dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres. 25/11/2018. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/novembro/ministerio-lanca-campanha-no-dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres, acesso em 13 de novembro de 2023.

BRASIL Senado Federal. Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. “Com a finalidade de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão por parte do poder público com relação à aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência”. Relatório Final. Brasília, 2013. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/relatorio-final-da-comissao-parlamentar-mista-de-inquerito-sobre-a-violencia-contra-as-mulheres acesso em 13 de novembro de 2023.

COLLUCCI, Cláudia. Anteprojeto propõe descriminalizar o aborto. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 de julho de 2005, cotidiano.

G1. Assassinato de Marielle Franco: o que se sabe sobre o crime. 15/03/2018.

FOLHA DE SÃO PAULO. Imagem de Marielle se espalha por muros de cidades dentro e fora do país. 13/03/2019.

HADDAD, Tathiana Machado Araújo. Diplomacia Pública: a política externa brasileira e as ongs na conferência de Beijing (1995). 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

INSTITUTO DOMÉSTICA LEGAL. PEC das domésticas: 5 anos de uma conquista. Disponível em:

https://domesticalegal.com.br/pec-das-domesticas-5-anos-de-uma-conquista/ acesso em 13 de novembro de 2023.

INSTITUTO MARIA DA PENHA. Quem é Maria da Penha. Acesso em 12 de janeiro de 2023. https://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

PIMENTA, Fabrícia Faleiros. Políticas feministas e os feminismos na política: o conselho nacional dos direitos da mulher (1985-2005). Volume I. 2010. 328 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas – Universidade de Brasília, Brasília,  2010.

OBSERVATÓRIO MARCHA DAS MARGARIDAS. Pauta das Marchas. Disponível em: https://transformatoriomargaridas.org.br/?page_id=243, acesso em 13 de novembro de 2023.

REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; ORGANIZAÇÃO DE MULHERES E MEIO AMBIENTE. Agenda de ação das Mulheres pela paz e por um Planeta Saudável 2015 Agenda de ação das Mulheres pela paz e por um Planeta Saudável 2015: uma década de atuação em prol do desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://wedo.org/wp-content/uploads/agenda2015_port.pdf, acesso em 13 de novembro de 2023.

RIOS, Flavia; FREITAS, Viviane Gonçalves. Nnzinga Informativo: Redes comunicativas e organizacionais na formação do feminismo negro brasileiro. Cadernos Adenauer XIX, n. 1, 2018.

SASSAKI, Raphael. Marcha das Vadias leva 300 pessoas para a av. Paulista. Folha de São Paulo. São Paulo, 06 de junho de 2011, cotidiano. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/925522-marcha-das-vadias-leva-300-pessoas-para-a-av-paulista.shtml, acesso em 13 de novembro de 2023.