No teatro da política: campanhas eleitorais e democracia (Ato 3)

A exposição “No teatro da política” apresenta sua terceira e última parte, perto de um final feliz, que tem na nova Constituição o seu fio-condutor. Ela iria varrer o entulho autoritário da ditadura e trazer os instrumentos legais para a redemocratização do Brasil.

Uma Assembleia Nacional Constituinte se preparava para fazer uma nova Constituição. Fernando Henrique Cardoso, o intelectual que abraçou a política, tinha as qualificações necessárias para organizar, compilar, argumentar, debater e formatar o documento, junto a seus pares. Para isso, ele precisou enfrentar uma nova campanha para o Senado Federal, representando o Estado de São Paulo. Uma vez eleito, FHC participou da construção da Nova República, da qual ele seria o protagonista, anos mais tarde, como presidente.

O caminho para uma Constituição

Era imprescindível a mudança da Constituição no país que vislumbrara a democracia com a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Vigorava a Carta decretada em 1967 pelo regime militar. Ela não admitia eleições diretas para a Presidência da República, centralizava o poder em Brasília, restringia o exercício de direitos civis e políticos e não assegurava direitos sociais.

A ideia de uma Assembleia Nacional Constituinte vinha de longe. Em 1971, ainda no auge da ditadura, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) havia levantado timidamente essa bandeira. Nos anos seguintes, a abertura política avançou, com o crescimento da votação do MDB nas eleições legislativas e, em 1982, a eleição direta de governadores da oposição nos principais estados do país. Mas a nova Constituição só viria em 1988.

Trecho de cartilha política para eleição ao senado de 1986 que trazia o anteprojeto da Constituição

A Carta aos Brasileiros

Em 1977, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, um grupo de juristas lançou a “Carta aos Brasileiros”, exigindo a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para redemocratizar o país.

Lida por Goffredo da Silva Telles Júnior, o documento colocava em xeque, sem meias palavras, a legitimidade do regime autoritário, chamando-o de ditadura. Ela se tornou um marco de um processo de luta que passaria pela Campanha da Anistia, logo em seguida, e das Diretas Já, em 1983-1984.

A continuidade da redemocratização

A morte de Tancredo Neves trouxe o medo de retrocesso, mas José Sarney assumiu a Presidência e deu continuidade ao processo de redemocratização. Em meio a disputas políticas, oficializou-se a Assembleia Nacional Constituinte, por emenda de 28 de junho de 1985, que atribuiu aos senadores e deputados eleitos na eleição de 1986 a responsabilidade de escrever um novo capítulo da história do país.

Trecho da entrevista de Fernando Henrique Cardoso para o documentário “30 anos da Constituição: a Copa da democracia”

Em busca da “Nova República”

Em 1986 o mundo desportivo fervilhava com a Copa do Mundo do futebol masculino, ocorrida no México. Enquanto a Argentina apresentava Maradona e ganhava o campeonato, o Brasil foi cedo eliminado pela França e ainda purgava os efeitos da crise econômica herdada dos anos 1970. O Plano Cruzado, lançado pelo governo José Sarney, tentou diminuir o índice de 200% de inflação ao mês. Foram congelados preços e salários, o cruzado substituiu o cruzeiro e foram reduzidas as taxas de juros. Inicialmente o Plano obteve sucesso. Nesse ano, Fernando Henrique Cardoso entrou na campanha para senador constituinte e terminou vitorioso, com mais de 6 milhões de votos.

Santinho da campanha de 1986 de FHC para o senado com a tabela da Copa do Mundo do México

VER PDF

Trecho da entrevista de Fernando Henrique Cardoso para o diário popular no caderno das eleições, em 7 de setembro de 1986.

Um senador para São Paulo

Nos anos 1970, o artista plástico Juarez Machado atuava no popular quadro de mímica do Fantástico, programa de domingo à noite da Rede Globo. No vídeo que estrelou para a campanha de Fernando Henrique Cardoso, ele dialogava com um país que precisava mudar: o voto era a chave.

Mímica de Juarez Machado como a personagem apresentada em um quadro do Programa Fantástico, da Rede Globo.

Entre o político e o professor

FHC entrou na campanha de 1986 como político, distanciando-se da imagem de intelectual, desconstruída nos pleitos anteriores. O alinhamento com colegas de peso, como Franco Montoro, mostrou o amadurecimento dessa sua faceta. No entanto, as eleições para senador constituinte precisavam do professor e FHC incorporou uma personagem, que na verdade, nunca havia se descolado de todo de sua pessoa.

Naquele ano, a eleição direta para o governo estadual eclipsou a campanha dos senadores constituintes. Chamar a atenção da mídia e da população para os candidatos ao Senado foi o maior desafio para os aspirantes ao Legislativo. A campanha de FHC usou um tom didático para explicar ao eleitorado a importância da Constituinte.

Franco Montoro e FHC. São Paulo (SP), 1986.

Legenda...

Candidato calejado

A derrota para Jânio Quadros na campanha para a Prefeitura por uma pequena porcentagem de votos comprovou a consolidação de FHC no imaginário paulista. O outro lado da moeda foi lidar com o rastro da desqualificação que a máquina de propaganda do adversário havia plantado.

Para o pleito de 1986 era de suma importância neutralizar essas alegações, sobretudo para atrair o eleitorado mais conservador do interior do Estado. A defesa da democracia e a importância da Assembleia Nacional Constituinte foram as pedras de toque. Outro ponto foi a profissionalização da campanha, mais preparada para rebater críticas, como as acusações de ateísmo. Em programa de rádio, o candidato falou de seus laços com a Igreja Católica.

Programa radiofônico de Fernando Henrique Cardoso na campanha eleitoral de 1986

Cartaz de divulgação. São Paulo (SP), 1986.

A Constituição Cidadã

As campanhas eleitorais foram parte essencial da redemocratização do Brasil. Participando delas, como candidato, Fernando Henrique Cardoso se projetou na política nacional. Sua primeira experiência para o Senado, em 1978, foi feita “a muitas mãos”, voluntárias em sua maioria, entusiasmadas com o intelectual público que se arriscava na política. Em seguida, na corrida para a prefeitura da maior cidade do país, se adensou o político. Na jornada para o Senado em 1986, começou a despontar o líder de alcance nacional.

A trajetória dos pleitos mostra o retorno à democracia. A eleição de 1978, sob a Lei Falcão, pôs FHC em contato direto com os eleitores. A eleição para o Executivo municipal obrigou-o a se colocar como aspirante a gestor. E a de 1986 o forçou a competir pela atenção do eleitorado com políticos de estatura nacional.

Tudo isso culminou na Assembleia Nacional Constituinte, na qual FHC desempenhou um papel importante como relator do regimento e sub-relator da poderosa Comissão de Sistematização, responsável por dar método às propostas aprovadas nas subcomissões e organizar o anteprojeto de Constituição.

Bibliografia

1. AGÊNCIA SENADO. Constituições brasileiras. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/constituicoes-brasileiras. Acesso em: 1 jul. 2023.
  2. AGÊNCIA SENADO. Campanha pela Constituinte começou na década de 70. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2003/10/08/campanha-pela-constituinte-comecou-na-decada-de-70. Acesso em: 1 jul. 2023.
  3. CARDOSO, Fernando Henrique. Democracia para mudar: Fernando Henrique Cardoso em 30 horas de entrevistas. Organização de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 108 p. (Documentos da Democracia Brasileira, 4).
  4. CARDOSO, Fernando Henrique. O presidente segundo o sociólogo: entrevista de Fernando Henrique Cardoso a Roberto Pompeu de Toledo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 366 p. ISBN 8571647690.
  5. CARDOSO, Fernando Henrique. A arte da política: a história que vivi. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 699 p. ISBN 852000735X.
  6. CARDOSO, Fernando Henrique. Um intelectual na política: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. 315 p., il., fotos. ISBN 9786559210671.
  7. FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (FFHC). Direitos Humanos e Justiça – Parte IV. Youtube, 1 de jul. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4bBZxhm8kZE. Acesso em: 1 jul. 2023.
  8. FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (FFHC). 30 anos da Constituição: a copa da democracia. Youtube, 21 de out. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v48TwUZ64GA. Acesso em: 1 jul. 2023.
  9. LIMONGI, Fernando; MESQUITA, Lara. Estratégia partidária e preferência dos eleitores: as eleições municipais em São Paulo entre 1985 e 2004. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 81, p. 49-67, jul. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/RpFhg5LhSnhrjM6PtWYXtFm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 1 jul. 2023.
    MEMÓRIA GLOBO. Juarez Machado. Rio de Janeiro, 22 de fev. 2022, 23:04. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-
    telejornais/fantastico/quadros/noticia/juarez-machado.ghtml. Acesso em: 1 jul. 2023.
  10. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DO BRASIL (STF). Histórias da Constituinte – Fernando Henrique Cardoso. Youtube, 29 de nov. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pS23YRQz4Hw. Acesso em: 1 jul. 2023.

Ficha técnica

Concepção:

Grifo Projetos e Fundação FHC

Curadoria e desenvolvimento:

Alexandre de Almeida, Jéssica de Almeida, Laura Mollo, Mariana Popperl, Silvana Goulart

Pesquisa:

Alexandre de Almeida, Jéssica Almeida, Laura Mollo e Mariana Popperl

Depoimentos:

Eduardo Graeff, Gilda Portugal Gouvea e Marie Worms

Textos:

Alexandre de Almeida, Laura Mollo e Mariana Popperl

Edição:

Silvana Goulart

Identidade visual, tratamento de imagens:

Sintrópika

Agradecimentos:

Eduardo Graeff, Gilda Portugal Gouvea, Isabel Penz, Marie Worms, Renata Bassetto, Sergio Fausto.