No teatro da política: campanhas eleitorais e democracia (Ato 1)
A exposição “No teatro da política” apresenta o processo da redemocratização do Brasil pós-ditadura militar sob a ótica das campanhas eleitorais disputadas por Fernando Henrique Cardoso, entre 1978 e 1986.
A ideia é compor um arco narrativo dividido em três atos. O conjunto enfoca as campanhas de 1978 para o Senado, de 1985 para a Prefeitura de São Paulo e de 1986 novamente para o Senado, lembrando que os congressistas eleitos naquele ano foram os responsáveis pela escrita da Constituição de 1988. Ao longo desse período, FHC aperfeiçoou facetas de um talento político que foi consolidado a partir da resistência do intelectual ao Estado de exceção.
Neste primeiro ato você vai ver documentos do Acervo Pres. Fernando Henrique Cardoso protagonizando a história que será contada sobre a rearticulação do campo progressista da política brasileira em 1978, no contexto das eleições para o Legislativo. O cenário mostra um governo desgastado pela oposição do MDB, Movimento Democrático Brasileiro, que questiona a legitimidade do regime. Vai encontrar também análises posteriores de FHC sobre sua atuação. É o caso do primeiro texto que, referindo-se a essa campanha, sintetiza como se faz política no país do cafezinho.