Diálogos com um presidente
11 de novembro de 2020

Fundação Antonio e Helena Zerrenner e St. Pauls


Questões dos alunos:

1. Em relação à pandemia da Covid-19, como você analisa a condução econômica e social por parte das esferas do governo? 

2. As instituições democráticas apresentam instabilidades em alguns países da América Latina. Isso pode trazer algum impacto para o Brasil? É possível pensar em uma integração da região? 

3. Existe uma grande discussão sobre o gasto das universidades públicas que concentram a maior parte das pesquisas do país. Como você avalia os cortes de verba para infraestrutra das universidades e as propostas de cobrança de mensalidade? 

4. Além do Brasil e dos Estados Unidos, outros países estão com suas agendas políticas baseadas no conservadorismo e no autoritarismo. Na sua visão, a partir de que momento a sociedade brasileiro passou a aceitar o retorno deste grupos no cenário político? Quais são as consequências?    

5. Como você avalia as eleições e a democracia brasileira? 

6. Como foi ser exilado do seu próprio país na época da ditadura militar? 

7. Com a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, como deve ser a política externa do Brasil?  

8. O Real vem perdendo valor ao longo de 2020. Você considera que pode haver a necessidade de criação de um novo plano econômico? Ou, então, trocar a moeda vigente para frear a desvalorização? 

9. Quando você foi presidente, como fez para conciliar a saúde mental da sociedade com os desafios para governar o país? 

10. Na sua opinião, qual é o principal desafio para que o Brasil se torne um país realmente desenvolvido?