Diálogos com um presidente
19 de setembro de 2012

Colégio Vera Cruz


Questões dos alunos:
 

1. Quais perspectivas tem hoje um jovem com ambições políticas, com vocação para política? 

2. Quais diferenças o senhor vê entre o Brasil atual e o Brasil de quando o senhor foi eleito e qual foi o papel que o senhor acha que desempenhou nessa mudança? 

3. Em termos de assuntos polêmicos, tabus como aborto, casamento homossexual, entre outros, como você faz para garantir a sua posição, a sua ideologia, sendo que a oposição pode estar contra isso, e quando a oposição é a maioria, você talvez não consiga seguir em frente com as suas ideologias? 

4. Seus críticos o acusam de ter segurado a desvalorização do Plano Real para garantir sua reeleição. Como o senhor responde aos seus eleitores? 

5. Como o senhor se posiciona em relação à eutanásia? 

6. Eu gostaria de saber como o senhor avalia a atuação da bancada evangélica barrando projetos que às vezes até fogem de um foro político? 

7. Como o senhor acha que a economia reagiria a uma possível descriminalização da maconha? 

8. Na época do seu mandato, qual era o nível de submissão do Brasil em relação aos Estados Unidos? E hoje, mudou alguma coisa?

9. No seu governo, foi adotada a política de privatização de empresas estatais. Como o senhor avalia os efeitos dessa política no curto e no longo prazo? 

10. O que o senhor pensa da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas aqui no Brasil diante das condições sociais e econômicas do país? 

11. A única maneira de ter uma democracia real e de sanar a democracia brasileira seria por meio da política extrapartidária e da movimentação popular? 

12. O que o senhor achou do governo Lula, aspectos positivos e negativos, e depois do governo Dilma? 

13. O que o senhor pensa da sociologia no Brasil agora e da sociologia no Brasil no começo? Em que pé a gente está em relação ao resto do mundo e em relação a nós mesmos? Houve um progresso significativo ou não? 

14. Eu gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a teoria a dependência, se o senhor acha que os países latino-americanos têm a possibilidade de se desenvolver e, ao mesmo tempo, serem autônomos com relação aos países de centro.

15. Qual seria um meio efetivo de nós mostrarmos insatisfação com os problemas da sociedade? Como conseguiríamos causar algum impacto para mudar a situação? 

16. O que o senhor pensa da corrupção no Brasil? Por que temos tanta corrupção? E como enfrentou isso no seu governo?