Debates
16 de setembro de 2019

Sofrimento entre os jovens: como prevenir, identificar e ajudar?

Conversamos com Rodrigo Bressan, médico psiquiatra, e Sheila Cavalcante Caetano, médica psiquiatra da infância e adolescência.

Os adolescentes atravessam uma longa fase de profundas mudanças internas e externas relacionadas ao próprio corpo, à identidade, à inserção na sociedade, ao estudo e à futura trajetória profissional. Crescem as pressões individuais, da família, dos amigos e da sociedade por escolhas e performance. Não são raros casos de bullying, na escola e nas mídias sociais. Depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos se tornam mais frequentes. Segundo relatório recém-divulgado pela OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. De 2011 a 2016, foram quase 4.900 mortes de jovens de 10 a 19 anos no Brasil. Quais são os sinais de alerta? Como prevenir e o que fazer para reduzir o sofrimento? Qual o papel dos pais, da família, da escola?

Para discutir este tema, conversamos com Rodrigo A. Bressan (médico psiquiatra com PhD pelo King’s College London) e Sheila Cavalcante Caetano (médica psiquiatra da infância e adolescência).

Debate na íntegra: