Papel dos partidos políticos na formação dos jovens
Os partidos políticos participam da formação dos jovens? Essa e outras questões estiveram em pauta neste evento.
O encontro discutiu o papel dos partidos políticos na formação das juventudes, refletindo sobre se essas instituições cumprem, de fato, uma função pedagógica na vida democrática. Foram analisados o funcionamento dos diretórios da juventude, as estratégias de aproximação com os jovens e os limites e potencialidades dos partidos para cativar novas gerações em um cenário de desconfiança crescente em relação à política institucional.
A programação foi organizada em três mesas. A primeira contou com Dú Pente, cocriador da Movimentação Juventude Negra Política; José Gustavo Fávaro, fundador da REDE Sustentabilidade; e Larissa Dionisio, coordenadora do projeto Emergência Política Jovens. A mediação foi de Augusto de Franco, criador e membro da Escola-de-Redes.
A segunda mesa reuniu Karla Falcão, professora e coordenadora de projetos de educação, controle social e engajamento cívico; Renan Santos, ativista político e colunista do jornal Gazeta do Povo; e Tony Siqueira Sechi, presidente nacional da Juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na mediação, Lucas Brandão, que foi assessor do plenário de dois líderes da REDE na Câmara dos Deputados.
A terceira mesa de discussão teve como convidada Michele Prado, pesquisadora sobre a extrema-direita e autora do livro ‘Tempestade Ideológica – Bolsonarismo: a Alt-Right e o Populismo Iliberal no Brasil (Ed. Lux, 2021), também com mediação de Augusto de Franco.
Clique nos botões a seguir para baixar gratuitamente os conteúdos com as análises e reflexões dos convidados.
MESA 1 – DOWNLOAD GRATUITO MESA 2 – DOWNLOAD GRATUITO MESA 3 – DOWNLOAD GRATUITO