Papel da religião na formação e atuação política
Qual o espaço ocupado pela política nas religiões? Como as juventudes se relacionam com o tema? Essas e outras questões estiveram em pauta neste evento.
O encontro refletiu sobre o papel da religião na formação e na atuação política, destacando como diferentes tradições religiosas lidam com a presença da política em seus espaços e de que maneira as juventudes se relacionam com esse tema. Foram debatidos ainda os tipos de formação política oferecidos pelas igrejas e os impactos dessas iniciativas na construção da cidadania e na participação social dos jovens.
A programação foi estruturada em duas mesas de debate. A primeira reuniu João Moura, coordenador de projetos no Instituto Vladimir Herzog; Luiza Camargo, coordenadora adjunta da Comissão Justiça e Paz do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e Wesley Teixeira, cofundador do pré-vestibular popular +Nós e do Movimenta Caxias, em Duque de Caxias (RJ). Na mediação, Ana Cristina Braga Martes, professora na Fundação Getulio Vargas (FGV).
A segunda mesa de discussão contou com a participação de Vinicius Lima, cofundador do SP Invisível; e Viviane Costa, pastora e cofundadora da Clínica Pública de Psicanálise Rua do Rio. A mediação foi de Lívia Reis, colaboradora do Instituto de Estudos da Religião (ISER).
Clique nos botões a seguir para baixar gratuitamente os conteúdos com as análises e reflexões dos convidados e o infográfico ‘Juventudes e Formação Política’.
INFOGRÁFICO – DOWNLOAD GRATUITO