Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

Blog

  • Educação para a Cidadania

    No mundo de hoje, a comunicação se dá cada vez mais no meio digital. As redes sociais e os diversos aplicativos de mensagens instantâneas - como o WhatsApp e o Telegram - são um retrato do avanço da tecnologia, mas também representam um desafio enorme para a democracia e para a comunicação em sociedade, tais como propagação de fake news, teorias conspiratórias e discursos de ódio. Separar informações verdadeiras de mentiras, entender o passado do país e sua relação com o mundo e saber quais são nossos direitos e como eles foram construídos são tarefas cada vez mais difíceis.  É neste contexto que forças extremistas, em especial de extrema direita, vêm ganhando força.

    A Fundação FHC tem acompanhado de perto este processo e acredita que, para conter as ameaças que a democracia enfrenta no mundo de hoje, é preciso educar os cidadãos. Nos conteúdos que produzimos, este é um dos objetivos principais: informar sobre a história da construção da democracia, explicar conceitos chaves para seu funcionamento e orientar cidadãos, professores e famílias sobre como enfrentar os desafios do presente e do futuro para preservar e aprimorar a democracia. 

    Para isso, reunimos, nesta página, materiais didáticos, guias práticos, linhas do tempo e vídeos que buscam informar, estimular o diálogo e a reflexão e oferecer possíveis caminhos e soluções. Aproveitem o material!

     

    Linhas do Tempo

    Direito das mulheres, educação, meio ambiente, saúde e outras grandes discussões democráticas que estão em pauta hoje, vistas através dos principais fatos, conflitos de interesse e de visões de mundo entre grupos sociais e políticos diferentes.

    As Linhas do Tempo traçam um retrato da história social e política do Brasil, desde a redemocratização até 2018. Além de serem uma rica fonte de pesquisa, elas ajudam a entender a conquista de direitos, a defendê-los e ampliá-los para o futuro.

          - Clique aqui para acessar todos os temas

     

    Vídeos

    Vale a Pena Perguntar | A relação entre Estado e religião

    A nova temporada de minidocs da série “Vale a Pena Perguntar” aborda um tema fundamental para os rumos da democracia no Brasil: as relações entre Estado e religião.

    O que é laicidade? O Brasil é laico? Que mudanças estão acontecendo no campo religioso brasileiro? Quais são os limites entre a religião e o interesse público? O que caracteriza a direita religiosa? Estas são algumas das questões que permeiam os quatro episódios desta temporada.

            - Assista à temporada



     

    Publicações

    Corações e Mentes: pensando de forma autônoma dentro e fora da internet

    O primeiro volume, voltado principalmente para professores e alunos, descreve os diversos mecanismos psicológicos que afetam nossa capacidade de pensar e julgar. O livro inclui atividades práticas para desenvolver habilidades e competências necessárias para que os jovens possam interagir online e off-line com autonomia intelectual e emocional, que são o fundamento da cidadania e da convivência respeitosa numa sociedade democrática.

    Já o segundo volume de Corações e Mentes foi desenvolvido, sobretudo, para as famílias. O material oferece orientações, conselhos e dicas de livros e filmes para ajudar pais, mães e familiares a orientarem seus filhos a navegar no mundo digital de forma segura e responsável.

        - Corações e Mentes para Professores. Baixe gratuitamente!

        - Corações e Mentes para as Famílias. Baixe gratuitamente!

     

    Corações e Mentes - Ensino Religioso e Valores Democráticos

    Esta publicação é dedicada ao tema do ensino religioso. Além de trazer reflexões gerais sobre essa temática, oferece ainda sugestões de habilidades, orientações sobre como trabalhá-las em sala de aula e links de materiais complementares.

    O livro está dividido em duas partes:

    1- Reflexões para repensar o ensino religioso e inspirar sua revisão de modo a torná-lo parte integral de uma educação para a cidadania; 

    2- Proposta de diretrizes curriculares para complementar o esforço dos professores de ensino religioso, respeitando os limites atuais da BNCC.

          Corações e Mentes - Ensino Religioso e Valores Democráticos.
    Baixe gratuitamente!



    Sobrevivendo nas Redes: Guia do Cidadão

    Este guia da Plataforma Democrática explica o funcionamento das ferramentas digitais que utilizamos no dia a dia para nos informarmos e posicionarmos politicamente nas redes sociais. Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma interação crítica e responsável com as informações que circulam na Internet.

    Para sobreviver nas redes é necessário identificar e não divulgar fake news, proteger o espaço virtual da ação de perfis falsos, da formação de bolhas de opinião e da polarização destrutiva.

              - Baixe o livro gratuitamente!


     

    Lançamento do Sobrevivendo nas Redes - Talk Show CBN - Bloco 1:

             Assista ao segundo bloco do programa