O termo genérico Acervo designa um conjunto de arquivos e de atividades desenvolvidas a partir das informações que eles reúnem. Tanto o tratamento técnico dos arquivos quanto a definição das atividades são definidos pela curadoria e pela empresa Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
A realização dos trabalhos é financiada por recursos captados ao amparo da Lei Rouanet (de incentivo fiscal para projetos culturais) ou por outras fontes privadas, entre elas a IBM, que fez a doação de softwares, e a Fundação Brava, que promoveu a difusão de parte do seu conteúdo. Entre 2006 e 2020, foram aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) e, atualmente, pelo Ministério da Cidadania, os projetos:
» Preservação, catalogação, digitalização e acesso ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso (Pronac 04-5408 de 2006 a 2009)
» Tratamento Técnico e Difusão dos Acervos Presidente Fernando Henrique Cardoso e Antropóloga Ruth Cardoso (Pronac 09-1546 de 2010 a 2014)
» Fundos documentais do Acervo Presidente FHC: descrição e difusão (Pronac 14-8739 de 2014 a 2017)
» Descrição e difusão de acervos documentais de homens públicos: Presidente Fernando Henrique Cardoso, Sergio Motta e Mario Covas (Pronac 17-6486 de 2017 a 2019)
» Exposição Um plano real: atualização tecnológica e projeto de acessibilidade (Pronac 17-7100 de 2017 a 2019)
» Plano anual Fundação Fernando Henrique Cardoso (Pronac 18-2600 durante 2019)
» Plano trianual Fundação Fernando Henrique Cardoso (Pronac 19-3090) em andamento.