Diálogos com um presidente
19 de julho de 2013

Associação Comunitária Despertar


Questões dos alunos:

1. O que te levou a criar o Instituto Fernando Henrique Cardoso e com qual propósito?

2. Por que não se privatizam as escolas públicas?

3. Todo mundo sabe que a medida das cotas deveria ser provisória, mas atualmente ela tem se tornado fixa, se tornando até um pouco preconceituosa e desigual para as pessoas. O senhor acha que atualmente tem alguma forma de eliminá-la e, se houver, qual seria?

4. Em 1994 o senhor derrotou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições em primeiro turno com mais de 34 milhões de votos. Eu gostaria de saber se o senhor acredita que o desfecho dessa vitória tenha se dado principalmente pelo projeto do Plano Real em si ou pelo descontentamento da população com os planos anteriores.

5. Tenho a impressão que os jovens de hoje em dia não têm mais interesse pela política. Eu gostaria de saber do senhor, se você pudesse fazer um projeto para incentivar os jovens a saber e talvez a usar a política no dia-a-dia deles, o que o senhor faria?

6. No tempo que o senhor foi exilado e voltou para o Brasil, como foi passar pelo AI-5 e como foi o processo?

7. Eu gostaria de saber como o senhor se sentiu sabendo que, após a criação do Real, melhorou a vida de milhares de brasileiros, acabando assim com a inflação.

8. Todos nós sabemos que pessoas que estudam em escolas públicas têm dificuldades para ingressar em universidades públicas, sendo que pessoas que estudaram parte de suas vidas em escolas particulares têm mais facilidade em ingressar em universidades públicas. Eu gostaria de saber o que o senhor pensa sobre isso.

9. Eu gostaria de saber se existe algo que é mito na Ditadura ou se tudo que dizem é realmente a verdade.

10. Ultimamente têm surgido programas de auxílio como, por exemplo, Auxílio recomeço e Estatuto de nascituro, que visam auxiliar essas pessoas. Vendo esses, qual a sua opinião? Se o senhor estivesse na presidência, o que faria?

11. Queria saber o que o senhor mudaria na Constituição sobre maioridade penal e sobre o traficante de drogas.

12. Se a cadeia é a escola do crime, qual seria um projeto para que quem entrasse na cadeia saísse com a consciência de que não vai mais cometer crimes e tivesse um aprendizado melhor ao ser punido?

13. Em 1985 o senhor concorreu à prefeitura de São Paulo, tendo sido derrotado. No ano da campanha houve um debate televisivo no qual lhe fora perguntado pelo jornalista Boris Casoy se o senhor acreditava em Deus. O senhor respondeu de forma dúbia. Tendo isso como peça fundamental na campanha, Jânio Quadros explorou, chegando à prefeitura. O senhor acredita que o desfecho desse episódio tenha sido a causa de sua derrota para Jânio Quadros?

14. Em relação à época da Ditadura, muita gente fala que ela foi ruim, mas muitos de nós não têm tanto conhecimento sobre ela. E só saber que ela foi ruim não é saber como ela é. Eu gostaria de saber do senhor se ela foi literalmente ruim ou se ela teve alguma vantagem, alguma coisa boa que seria possível pegar dela e aplicar nos dias de hoje para melhorar, por exemplo, a educação.

15. Para se fazer uma carreira política, é necessário ter aliados políticos ou você consegue construir uma carreira política sozinho, apenas com o seu intelecto e sua força de vontade?