Diálogos com um presidente
12 de abril de 2021

Fundação Zerrenner


Questões dos alunos:

1. Como você avalia a polarização da política e o crescimento da extrema direita? É um exemplo do AI-5? Há correspondência do cenário atual com o cenário que antecedeu o Golpe de 1964?

2. Quais são os caminhos mais viáveis para a dissolução de preconceitos com minorias e grupos marginalizados, como a comunidade LGBT, as mulheres, os indígenas e a comunidade afrodescendente, quando inseridos no ambiente político? 

3. Como a sua formação em ciências sociais contribuiu para o seu ingresso na carreira política e na atuação como presidente do Brasil?

4. As escolas municipais e estaduais estão sendo bastante afetadas durante a pandemia. Diante disso, o que você faria para melhorar esta situação?

5. Como a vida de presidente do Brasil mudou a sua visão de mundo e quais lições você teve?  

6. O que você acredita ser fundamental para um melhor desenvolvimento econômico e social do Brasil durante a pandemia? Qual é o erro que a atual gestão está cometendo na condução deste cenário? 

7. O Brasil está perdendo protagonismo no BRICS. Em que aspecto você considera que o atraso da vacina contra o coronavírus e a falta de investimentos na ciência, tecnologia e educação têm agravado esta perda? 

8. Durante os seus mandatos, como era o diálogo com as outras esferas e poderes políticos? 

9. Quando se comparam os ensinos de uma escola pública com uma escola particular, você acredita que o Enem é uma prova justa? 

10. Se o real continuar sendo desvalorizado perante a outras moedas, existe a possibilidade da criação de outra moeda nacional? E ainda, quais medidas podem ser adotadas para impedir essa desvalorização e qual seria o impacto em uma possível mudança monetária? 

11. Gostaria que você compartilhasse uma mensagem que a gente possa levar para o futuro. Para você, o que é muito valioso, o que é fundamental nessa vida?