Diálogos com um presidente
16 de junho de 2009

Instituto Acaia Sagarana


Questões dos alunos:
 

1. Em 1993, quando foi realizado um plebiscito para escolher qual o melhor sistema de governo – presidencialismo ou parlamentarismo –, o senhor declarou sua preferência pelo parlamentarismo. Como foi para o senhor ser o chefe de um governo presidencialista? 

2. O senhor poderia comentar a sua posição, como membro da Comissão Latino-Americana sobre Drogas, sobre a descriminalização da maconha? 

3. Qual a posição do senhor sobre a criação de cotas para negros e indígenas para as universidades de excelência no Brasil? 

4. O senhor acredita ainda hoje que as privatizações de empresas estatais foram benéficas ao País e é possível melhorar um país com o dinheiro arrecado a partir da venda de empresas estatais? 

5. Como o senhor faria para que o País se destacasse num período de crise mundial como a que ocorre agora? 

6. Como o senhor acredita que poderia ser diminuído o déficit que o Brasil tem em relação à mão-de-obra especializada em tecnologia da informação? 

7. Como um país tão poderoso como os Estados Unidos não perceberam que o seu sistema financeiro e imobiliário estava à beira de um colapso? 

8. Qual a opinião do senhor sobre a obrigatoriedade do voto no Brasil e sobre o desinteresse das pessoas em relação à política? 

9. O senhor imaginava que chegaria à Presidência do Brasil, que seria eleito por duas vezes consecutivas em primeiro turno? E, quando chegou lá, o que passava pela sua cabeça?

10. O senhor declarou numa entrevista à revista Época que o Brasil pode se beneficiar com a diminuição do poder dos Estados Unidos por conta da atual crise econômica. O que o Brasil tem que fazer para se beneficiar dessa situação? O Presidente Lula está sabendo aproveitar essa situação?