Antiglobalismo e direitos humanos: democracia em risco?
Nossos convidados foram Demétrio Magnoli, jornalista e sociólogo, e Flávia Piovesan, procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC-SP.
Em seu discurso de posse, ao opor um suposto interesse nacional ao que chamou de globalismo, o chanceler Ernesto Araújo fez eco com forças de direita que ganharam terreno político em várias democracias ocidentais nos últimos anos. A frustração com a perda de status econômico e social e o medo diante de mudanças tecnológicas e culturais associadas à globalização se espalharam pela Europa e pelos EUA, e a direita nacionalista encontrou respostas eleitoralmente eficazes a esses sentimentos. Essa reação conservadora é conciliável com as democracias construídas após a 2ª Guerra? Como ficam, por exemplo, os direitos humanos, de caráter universal, e das minorias? Como o Brasil se posiciona neste cenário?
Para debater essa questão, recebemos Demétrio Magnoli (jornalista e sociólogo) e Flávia Piovesan (procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC-SP).
Debate na íntegra: