/css/images/int-header3.jpg

Publicações » Publicações

Por uma governança global democrática

SEMINÁRIO POR UMA GOVERNANÇA GLOBAL DEMOCRÁTICA, 1., 2004, São Paulo. Por uma governança global democrática. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2005. 175 p.

Alvo de interesse e de atenção crescentes nos últimos anos, o tema colocado em pauta no seminário de inauguração do Instituto Fernando Henrique Cardoso, “Por uma Gover­nança Global Democrática”, em maio de 2004, foi como construir instituições e práticas democráticas capazes de lidar satisfatoriamente com um número cada vez maior de problemas que ultrapassam as fronteiras de cada país e se colocam como verdadeiros desafios globais.

O primeiro painel do seminário, “Ordem cosmopolita: uma construção interrompida?”, tratou das reformas possíveis – e necessárias – nas instituições criadas ao final da Segunda Guerra Mundial, em particular a ONU. O segundo painel, “O papel da sociedade civil global”, discutiu a importância das organizações não-governamentais na construção de uma governança global, que, para ser democrática, não deve ser tarefa exclusiva dos Estados e das instituições oficiais multilaterais.

Com 175 páginas, o livro reúne os textos que serviram de base às palestras e aos comen­tários do seminário. Foi a primeira publicação de uma série que o iFHC pretende produzir para divulgar o conteúdo de suas atividades como centro de reflexão e debate sobre temas atuais da agenda brasileira e internacional, abordados sempre sob uma perspec­tiva abrangente, pluralista e interdisciplinar.

Sumário:

- Apresentação, Fernando Henrique Cardoso

- "A democracia como valor universal", Bill Clinton

- "Ordem cosmopolita: uma construção interrompida? Por uma globalização interdependente e solidária", Rubens Ricupero

- "A importância de um multilateralismo renovado", Lionel Jospin

- "Obstáculos a uma leitura kantiana do mundo, no início do século XXI", Celso Lafer

- "Em defesa de uma ordem multilateral", António Guterrez

- "O papel da sociedade civil global – A crise da democracia, governança global e a emergência", Manuel Castells

- "As zonas verde e vermelha do Iraque: metáfora para a situação internacional", Mary Kaldor

- "Contribuições da sociedade civil para a democratização da governança global: uma resposta a Manuel Castells", John Clark

- "Sociedade civil e governança global democrática", Ruth Cardoso e Miguel Darcy de Oliveira

- Anexo – Mensagens centrais do painel sobre as relações entre as Nações Unidas e a Sociedade Civil, John Clark