/imagens/32/38/pdt_bnn_13238.jpg

Publicações » Publicações

Conexão América Latina - Argentina: Estilos argentinos de fazer política

No 4º volume da série “Conexão América Latina”, o cientista político Vicente Palermo, pesquisador principal do CONICET Dialoga, da Argentina, caracteriza dois modos diferentes e excludentes de compreender e fazer política naquele país: o liberal e o populista.

No artigo “Estilos argentinos de fazer política”, Palermo explora as possibilidades de acordos duradouros entre esses dois campos e analisa as sérias dificuldades políticas argentinas contemporâneas, adotando como eixo a maneira como evoluiu o verdadeiro fosso que os separa. O texto abrange a compreensão do papel do Estado, da economia, do arcabouço jurídico e da própria democracia, dentre outros elementos, e o persistente distanciamento entre eles.

O percurso descrito identifica as políticas de deslegitimação de parte a parte que tiveram o sistema político e o Estado como suas principais vítimas, as relações pouco honestas das elites com o Estado como meio de acumulação de capital, bem como o patrimonialismo e a tolerância à corrupção como alguns dos resultados visíveis dessa trajetória.

Com a aproximação das eleições de outubro de 2023, embora vislumbre um agravamento latente da crise atual, o autor analisa as condições para uma convergência entre os adversários que permitiriam à Argentina avançar para o enfrentamento das reformas estruturais de que necessita.

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

- Baixe também a edição em espanhol.

A série Conexão América Latina, publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina.

- Volume 1: Colômbia: entre a polarização política e o protesto social, escrito pelo sociólogo Daniel Pécaut.

- Volume 2: O governo Boric e a coalizão Apruebo Dignidad, de Eugenio Tironi, doutor em sociologia pela L'École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), e Ignacio Walker, ex-ministro e ex-senador chileno.

- Volume 3: México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador, de Jesús Silva-Herzog Márquez, professor da Escola de Governo e Transformação Pública do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey.

Mais sobre Publicações