Iniciativas » Debates

A pandemia acordará o mundo para os riscos catastróficos da mudança climática?

/ Transmissão online - via Zoom

Se o Brasil permanecer no rumo da negação da mudança climática e de rejeição do multilateralismo, perderá cada vez mais credibilidade no cenário internacional e deixará de influenciar os rumos do planeta na questão climática e em outros temas do século 21, posição que havia conquistado nas últimas décadas. “Credibilidade não se compra na prateleira. Constrói-se ao longo do tempo, passo a passo, e, quando perdida, é difícil de recuperar”, alertou a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira neste webinar realizado pela Fundação FHC e pelo CEBRI.

“O governante que não valorizar a ciência estará desguarnecido para tomar decisões fundamentais em um período de mudanças profundas. Ciência e tecnologia são a infraestrutura e a superestrutura necessárias para fazer uma transição bem sucedida para o século 21 e os que próximos que virão. Algumas nações sairão vitoriosas, outras fracassarão”, afirmou o cientista político e sociólogo Sérgio Abranches.

Nem otimismo nem pessimismo exacerbado; pragmatismo e determinação em avançar passo a passo, com olhar no futuro. Assim os palestrantes descreveram as perspectivas de amadurecimento da agenda climática no mundo pós Covid-19.

“Diante da profunda crise econômica decorrente da pandemia, um jogo de interesses emerge: alguns países vêem a oportunidade de implementar a agenda climática como estratégia de recuperação e desenvolvimento; outros resistem e farão o que puderem para bloqueá-la. O Brasil, no momento, está no grupo preso ao passado”.

Izabella Teixeira, ambientalista, foi ministra do Meio Ambiente do Brasil.

“A humanidade não consegue se precaver de riscos sobre os quais não tem precedentes. Nenhum país estava preparado para o novo coronavírus. No caso da mudança climática, é diferente. Diversos países ou regiões já estão tendo amostras do que acontecerá caso os piores cenários do aquecimento global se confirmem.”

Sérgio Abranches, sociólogo e cientista político, é autor de “Copenhague: antes e depois” (Civilização Brasileira, 2010).

Teixeira: ‘Condições para o Acordo de Paris não existem mais’

O Acordo de Paris (fechado ao final da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em dezembro de 2015) é considerado um divisor de águas (assista a vídeo ou leia texto do debate realizado em fevereiro de 2016) porque, pela primeira vez, todos os países relevantes do planeta se alinharam e entraram em acordo sobre metas para redução das emissões de carbono.

“Passados cinco anos, no entanto, as condições que existiam naquele momento desapareceram: o acordo EUA-China (anunciado por Obama em 2014) foi abandonado por Trump; a União Europeia vive um clima político totalmente diferente (com o Brexit e o fortalecimento do nacionalismo e do protecionismo em diversos países do bloco); até mesmo o alinhamento estratégico entre o Quai d’Orsay e o Itamaraty (serviços diplomáticos francês e brasileiro), que teve papel fundamental nas negociações, se perdeu devido à atual política externa brasileira”, explicou Teixeira.

Para complicar ainda mais, a pandemia do novo coronavírus minou, ao menos provisoriamente, boa parte da solidariedade e da cooperação internacional. “A agenda ambiental exige um multilateralismo forte e vigoroso, mas o que temos visto nos últimos meses é o predomínio dos interesses nacionais, com países fechando suas fronteiras a vizinhos, tensões, boicotes e até verdadeiros atos de pirataria”, disse.

Segundo Teixeira, o que está em jogo agora é como os países lidarão internamente com uma crise econômica de proporções inéditas e se haverá condições no plano internacional para mudar o rumo da economia global, colocando a questão climática no centro. Como exemplo, ela citou a Europa.

“Em entrevista ao Financial Times, o presidente francês Emmanuel Macron disse que a reação à pandemia do novo coronavírus seria o ‘momento da verdade’ para a União Europeia. Defendeu a solidariedade entre os países-membros, a retomada verde da economia e uma Europa fundada no respeito ao meio ambiente e no multilateralismo. Essas boas ideias prevalecerão?”, perguntou.

Nos EUA, o rumo depende, em grande parte, de quem vencer a eleição presidencial de novembro próximo, disputada entre o atual presidente, o republicano Donald Trump, e o democrata Joe Biden. Pouco depois de assumir, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris. Se eleito, Biden deve recolocar o país na mesa de negociação climática.

A China, primeira nação atingida pelo novo coronavírus, conseguiu evitar que a pandemia saísse de controle em seu imenso e populoso território e está oferecendo ajuda a outros países no combate à Covid-19, com o objetivo de se fortalecer como nova superpotência global. Por outro lado, aprofunda-se o fosso nas relações entre Washington e Pequim. Um dos maiores poluidores do planeta, a China há alguns anos implementa uma agenda de recuperação do meio ambiente, com plantação de florestas, e investe fortemente em frotas de veículos elétricos e energia renovável (veja como foi o debate Desafios e oportunidades para a energia renovável no Brasil).

“Tanto países desenvolvidos como em desenvolvimento estão refletindo sobre a questão climática, seu modelo de desenvolvimento e sua inserção internacional. A implementação do Acordo de Paris significa trazer para a sala global quem está disposto a agir efetivamente para cortar emissões (de carbono). Sou otimista, porque tem muita coisa acontecendo, mas pragmática, pois os desafios são grandes”, concluiu Teixeira.