Diálogos com um presidente
19 de setembro de 2012

Colégio Rio Branco


Questões dos alunos:
 

1. Com a sua experiência como ex-Ministro da Fazenda e como ex-Presidente da República, tendo ambas visões política e econômica, como o senhor enxerga a atual crise do Euro? O senhor acredita que o modelo econômico implantado no Brasil durante o seu governo poderia ser utilizado na recuperação econômica de outros países? .

2. Por que políticas sociais que foram desenvolvidas pelo senhor e pela senhora Ruth, como, por exemplo, o Bolsa Família, não são tão divulgadas? 

3. Nesses dias aconteceu a aprovação do novo código florestal na câmara dos deputados e gerou uma grande polêmica na sociedade, como sempre. O senhor tinha dito que é preciso estabelecer um ponto de equilíbrio entre o agronegócio e o desenvolvimento sustentável. Será que o senhor pode falar sobre as suas sugestões para chegar a esse ponto? 

4. Os problemas econômicos nos circundam frequentemente. O senhor elaborou o Plano Real em uma época crítica, quando desde o governo de JK a inflação fora altamente alimentada devido aos gastos exorbitantes. Como sabemos, o Plano Real foi um dos objetivos econômicos mais bem sucedidos de todos os tempos. Com o seu vasto conhecimento em política e economia, como o senhor solucionaria a curto, médio e longo prazo a questão da crise do Euro? 

5. Em diversas declarações e entrevistas o senhor falou que a guerra contra as drogas no país precisa ser reformulada, porque há 40 anos ela vem falhando. E também que é uma questão que deve ser tratada não só com repressão, mas também como um caso de saúde pública. Eu queria saber quais procedimentos seriam necessários para mudar a relação do país com o tráfico e o consumo de drogas, principalmente da maconha.

6. Voltando um pouco ao assunto da crise mundial, em contrapartida com o contexto econômico favorável deixado pelo senhor e analisando todas as medidas econômicas aplicadas até agora no governo da presidente Dilma, tendo em vista que nos encontramos no meio do mandato já, qual seria a opção apoiada pelo senhor para as próximas eleições presidenciais? O senhor concorda que a escolha que o PSDB está tomando para o candidato é a mais sábia dentro do partido? 

7. Durante o diálogo o senhor falou sobre o trabalhador rural, sobre a plantação de cana e o tema da reforma agrária já vem rodando pelo Brasil há muito tempo. E nada de substancial é feito. Muito se diz que isso se deve à oposição da bancada ruralista do Senado e da Câmara. Queria saber se é realmente por isso e, se não for, por que é, e sua opinião sobre a oposição hoje no Brasil.

8. Eu queria saber qual é a relação ou a diferença entre a política externa no seu governo em relação a outros governos como o do Itamar Franco, o do Lula, o da Ditadura, do Collor ou atualmente da Dilma.

9. Enquanto o senhor cursava sociologia o senhor já planejava entrar na política ou foi mais por acaso?