Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

Arquivo Joaquim Ignacio Baptista Cardoso

O Arquivo Joaquim Ignacio Baptista Cardoso contém documentos que o avô paterno de Fernando Henrique Cardoso acumulou desde o início de sua trajetória militar, em fins do século XIX, até pouco antes de morrer, em 1924. Embora com lacunas, o conjunto reflete sua participação em importantes eventos da história brasileira, bem como as relações que, a despeito da itinerância imposta por sua longa carreira no Exército brasileiro, manteve com os familiares.

  • Documentos textuais

    Telegramas, cartas, relatórios, ofícios e notícias são alguns dos tipos documentais que compõem o arquivo, abarcando, em sua grande maioria, o período em que o titular exerceu diversas funções na estrutura administrativa do Exército. Totalizando cerca de 1.400 documentos, destacam-se aqueles produzidos e acumulados na década de 1890, quando, entre outras atividades, Joaquim Ignacio Cardoso atuou como ajudante-de-ordens do presidente Floriano Peixoto. Além da rotina, a documentação produzida e acumulada durante o exercício de suas funções evoca alguns dos principais episódios da chamada República Velha, a exemplo da Revolta da Armada (1893-1894) e da Revolução Federalista (1893-1895).

    1/2
  • Documentos fotográficos

    O conjunto fotográfico do Arquivo reúne 48 imagens, a maior parte formada por retratos nas várias fases de sua vida militar, como tenente, capitão, major, coronel, general e marechal. Há também reportagens fotográficas nas quais o titular figura como personagem de momentos marcantes, como no retrato em que aparece com Sebastião Bandeira, ambos alferes, junto ao major Sólon Ribeiro, grupo que levou à família imperial brasileira a intimação para sair do país, em novembro de 1889.

     

     

     

    1/3
  • Consulta