Ruth Cardoso

Antropóloga, professora universitária e pesquisadora, publicou livros e artigos sobre sociedade, cultura e política e fundou o Programa Comunidade Solidária

Guia do Arquivo Ruth Cardoso

O Acervo Ruth Cardoso custodiado pela Fundação FHC, contém documentos produzidos e reunidos por ela e tratam de sua vida nos âmbitos familiar, acadêmico e político, englobando o período em que foi primeira-dama do Brasil.

As balizas cronológicas coincidem com as datas que delimitam a própria existência da titular, entre 1930 e 2008. A presença de documentos que extrapolam tais datas, comum nos arquivos pessoais, ocorre pela existência de itens de antepassados e pela existência de vínculos geracionais. E há também os reunidos após a morte da titular, sobretudo biografias e homenagens, que completam e esclarecem o arquivo por ela acumulado.

O conjunto soma quase 3.000 itens, de gênero textual, iconográfico e audiovisual, além de alguns objetos. Desse universo, a grande maioria pode ser livremente examinada, havendo uma parcela de 15%, formada sobretudo por correspondência pessoal, ainda sob reserva.

Vida familiar e social

O arquivo guarda documentos de família como parte do interesse memorial de Ruth Villaça Corrêa Leite (seu nome de solteira). Fotos e registros de identidade civil convivem com itens menos convencionais, como os escritos de sua mãe ou aqueles que testemunham relações de amizade.

Dentre os documentos de cunho familiar e social, uma parte pertence ao casal, sendo impossível atribuí-los exclusivamente a uma das pessoas. Trata-se de cartas de amigos, fotos e uma gravação audiovisual de uma entrevista feita em conjunto. Desse grupo, 90 documentos estão disponíveis na rede.

Vida acadêmica

Docência, orientação e pesquisa

As obras de autoria de Ruth Cardoso são as principais testemunhas de sua carreira como intelectual.  São 90 documentos disponíveis para consulta na rede, englobando teses, livros, comunicações, entrevistas, aulas e artigos em coletâneas e periódicos científicos.

Muitos documentos retratam sua carreira acadêmica tanto na Universidade de São Paulo quanto em outras instituições – ABA, Cebrap, Flacso, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Columbia em Nova York, Maison des Sciences de l´Homme.  São comunicações, resumos, cadernos de curso, planos de aula, programas de congresso, questionários de pesquisa, convites, certificados e cartas. No Cebrap, a partir de 1984, Ruth Cardoso coordenou várias pesquisas, como se pode observar em projetos, relatórios e entrevistas.

Vida política

Em prol de novas políticas públicas

Com base na sua experiência como pesquisadora, Ruth Cardoso concebeu um dos mais abrangentes programas de combate à pobreza e exclusão social no Brasil, o ‘Comunidade Solidária’, organização vinculada à Casa Civil da Presidência da República, mas não integrante do governo. Os documentos relacionados às atividades do Conselho do Programa do qual era presidente, são os de maior densidade e volume no arquivo, somando cerca de 500 unidades: projetos, relatórios de atividades e de avaliação, balanços, prospectos, roteiros, agendas, convites. Destacam-se as atas e os relatórios das Rodadas de Interlocução Política, debates realizados entre 1995 e 2002, com membros de diferentes escalões do governo e pessoas ligadas ao terceiro setor, reunidas para estudar a implantação de políticas públicas.

Cerca de 20 documentos testemunham parte da ação de Ruth Cardoso na organização não-governamental Comunitas, em que consolidou sua presença no âmbito das inter-relações entre empresas, sociedade civil e instituições públicas.

Documentação complementar

Documentação complementarDepois da morte de Ruth Cardoso, vários documentos testemunharam sua presença, por meio de ensaios biográficos e da reunião de trabalhos publicado em periódicos especializados. O arquivo incorporou essas publicações e o noticiário sobre as diferentes homenagens que lhe foram prestadas, associando seu nome a escolas, auditórios, logradouros e até mesmo a uma espécie nova de orquídea.