A oficina “De Olho no Documento” convida você a explorar o universo dos documentos do Acervo da Fundação FHC como fotografias, charges, discursos, cartas, relatórios e vídeos. Conclama ainda a decifrar a riqueza de informação que guardam, explorando as diferentes leituras possíveis para cada tipo de documento a partir das subjetividades individuais. Em resumo, a atividade oferece uma janela para as vidas e histórias de indivíduos que influenciaram a história do Brasil.
Em um ambiente de aprendizado guiado por educadores, os participantes são desafiados a mergulhar no universo dos arquivos. Utilizando réguas, lupas e luvas, a oficina enfatiza o desenvolvimento de habilidades de leitura dos diferentes gêneros documentais. Além da oportunidade de conhecer práticas profissionais de documentalistas de acervo, enriquecendo ainda mais sua experiência educativa.
A oficina começa com uma introdução sobre a Fundação FHC e sua atuação enquanto instituição do Terceiro Setor. Em seguida, há uma atividade prática de análise de documentos. Por fim, uma discussão e troca de impressões entre os participantes.
A oficina incentiva os estudantes a reunir evidências dos documentos e as relacionar. Dessa estratégia se dá a extração de informações bem como a construção de percursos de leitura e a formulação de perguntas.
A exploração dos documentos desafia os participantes a refletirem sobre o passado e a acessar um repertório que os capacita a entender o seu significado hoje, em diálogo com o presente.
As fontes primárias
A promoção do conhecimento por meio de fontes primárias se dá pela estratégia de colocar os estudantes em contato direto com documentos criados históricos.
Quando usamos este tipo de fonte, precisamos considerar o contexto em que ela foi criada. Isso implica entender o cenário político, social e cultural da época, permitindo compreender as motivações por trás das palavras e dos eventos.
O contato com esses documentos possibilita o desenvolvimento de competências importantes, como o pensamento crítico e a análise, a habilidade de pesquisa e seleção de dados, e a comparação e a interpretação de informações. Tais habilidades são fundamentais para os estudantes entenderem as lacunas e ambiguidades dos documentos, capacitando-os e tornando-os pensadores independentes e questionadores.