20 de maio de 2024

Fundação FHC lança duas novas atividades educativas

Com a missão de contribuir com a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre a história brasileira, a Fundação Fernando Henrique Cardoso lança duas novas atividades educativas.

A primeira delas é a oficina “De Olho no Documento”, que convida os participantes a explorar documentos iconográficos do Acervo da Fundação FHC, revelando a importância das fotografias como fontes primárias de pesquisa histórica. Guiados por educadores, os estudantes terão a oportunidade de entender como as fotos e as charges podem oferecer insights valiosos sobre a cultura e a história que nos cercam.

A outra atividade — Acervo em Rede — é um encontro online, focado na exposição “Um plano real: a história da estabilização do Brasil.” Os alunos mergulham em um “arquivo simulado” e analisam criticamente documentos textuais, audiovisuais e sonoros que evidenciam as políticas econômicas implementadas durante o Plano Real.

As duas atividades citadas acima se juntam às visitas presenciais, mediadas, à exposição “Um plano real” — que a Fundação FHC realiza desde 2010. A mostra proporciona uma visão abrangente da história da estabilização econômica do Brasil. Os três programas educativos buscam promover uma reflexão crítica e analítica sobre os documentos históricos, valorizando a preservação do patrimônio visual e documental do país.

Alunos da Etec José Rocha Mendes na oficina “De Olho no Documento”
Foto: Vinicius Doti