Um governo protecionista nos EUA é uma oportunidade para o Brasil?

A decisão de Donald Trump de tirar o país da Parceria Transpacífico (TPP) pode ajudar o Brasil a exportar mais produtos agropecuários e industrializados? O governo brasileiro deve buscar negociações com os demais membros do TPP? A provável resistência do novo presidente norte-americano a novos tratados comerciais pode levar a União Europeia a priorizar um acordo com o Mercosul? Que oportunidades este novo contexto global trazem para o Brasil?

A Fundação FHC realizou um debate ao vivo, via Facebook, com Thomaz Zanotto e Gustavo Junqueira.

Gustavo Junqueira
Sócio Diretor da BRASILPAR. Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira de 2014 a 2017 e é membro dos conselhos de administração da Construtora EZTEC, do Banco PINE, do Moinho PAULISTA e da COSAN Logística. É graduado em Administração de Empresas pela FAAP e possui mestrado em Finanças pela Thunderbird School of Management, escola de negócios da Arizona State University nos EUA.

Thomaz Zanotto
Diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), vice-presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (COSCEX) da FIESP e Assessor da Presidência para Assuntos Internacionais da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Foi Diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e trabalhou durante 25 anos no setor têxtil.