Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/33/79/pdt_bnn_13379.jpg

Publicações » Publicações

Conexão América Latina - México: perspectivas na véspera da sucessão presidencial

O novo volume da coleção “Conexão América Latina” já está disponível para download gratuito em português e espanhol. Intitulado “México: perspectivas na véspera da sucessão presidencial”, a publicação apresenta um panorama da situação política, econômica e social hoje no México – país que, em 2 de junho, enfrentará uma nova eleição para escolha do novo presidente e a renovação do Congresso. O texto é de autoria de Rubén Aguilar Valenzuela, articulista, doutor em Ciências Sociais e professor de Ciência Política e Comunicação Governamental da Universidad Iberoamericana e da Universidad Autónoma de México.

"As eleições já se perfilam como uma disputa entre dois projetos: um representado por Claudia Sheinbaum, a candidata de Andrés Manuel López Obrador, que representa a continuação da Cuarta Transformación (4T), programa de governo conduzido por AMLO; o outro, por Xóchitl Gálvez, que significa retomar a consolidação do projeto democrático, que começou com o presidente Ernesto Zedillo, que em 2000 reconheceu a derrota do PRI para dar lugar à alternância no poder, quando assumiu a presidência Vicente Fox, do PAN", escreve Rubén.

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

- Baixe também a edição em espanhol.

Como tem sido o governo de Andrés Manuel López Obrador? De que forma o atual presidente tem lidado com uma sociedade altamente polarizada? O que esperar das eleições de 2 de junho? Rubén Aguilar Valenzuela fala sobre essas e outras questões neste vídeo em que resume os principais pontos abordados em seu artigo.

A série Conexão América Latina – publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na região.

Veja também as edições anteriores:

- Ano 2, Volume 3 - Venezuela entre emergências e incertezas, de Margarita López Maya

- Ano 2, Volume 2 - Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia, de Carlos Mesa

- Ano 2, Volume 1 - Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo

- Ano 1, Volume 3 - México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador, de Jesús Silva-Herzog Márquez

- Ano 1, Volume 2 - "O Fenômeno Boric”, de Eugenio Tironi, e “Reforma ou Refundação? O dilema do governo Boric e da coalizão Apruebo Dignidad", de Ignacio Walker

- Ano 1, Volume 1 - “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut

Mais sobre Publicações