Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/css/images/int-header1.jpg

Publicações

As FARC – uma guerrilha sem fins?

PÉCAUT, Daniel. As FARC – uma guerrilha sem fins? Tradução de Ivone C. Benedetti. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. São Paulo: Paz e Terra e Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2010.160p. ISBN: 978-85-7753-128-8.

Para muitos terra incognita, a Colômbia convive desde o século XIX com a violência política. Em períodos mais recentes, esta se misturou à violência do crime organizado ligado à produção e ao tráfico de drogas.

Movimento guerilheiro criado há mais de 40 anos, as Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia contam ainda hoje com milhares de combatentes, apesar dos reveses sofridos nos últimos anos.

Comprometidas com práticas de sequestro e intimidação, o que as FARC representam hoje? O que querem? Transformaram-se em um grupo "terrorista", como afirmam Estados Unidos e União Europeia, ou continuam a ser um grupo guerrilheiro com motivações políticas, como dizem outros países, entre eles o Brasil? Qual a sua influência para além das fronteiras da Colômbia? Que relação têm com o narcotráfico?

Neste livro, Daniel Pécaut refaz o percurso histórico das FARC e oferece respostas a essas indagações, que interpelam não apenas a Colômbia, mas toda a América Latina, em especial os países vizinhos.

Acesse aqui o texto completo.

Este livro faz parte da série "O Estado da Democracia na América Latina", do projeto Plataforma Democrática.

Sumário

Cap. 1: Breve retrospectiva da formação das FARC

Cap. 2: A evolução das FARC de 1966 a 2008

Cap. 3: Bases rurais de apoio das FARC

Cap. 4: Recursos financeiros

Cap. 5: Estratégia militar: expansão, guerra de movimento, recuo

Cap. 6: Terror e prosaísmo: a guerra vivida pela população

Cap. 7: Discurso e práticas políticas

Cap. 8: O momento bolivariano

Cap. 9: Incertezas do momento atual

Mais sobre Publicações